Não se pode agradar a todos mas, aparentemente, os dois novos apresentadores do programa de automóveis Top Gear, da BBC, não cativam ninguém (ou quase). A cadeia de televisão britânica decidiu que Paddy McGuinness e Andrew Flintoff seriam os novos apresentadores do Top Gear, depois de Matt LeBlanc ter cessado a colaboração com o reputado programa de entretenimento sobre automóveis.
https://twitter.com/OfficialWils_/status/1054280333976367104
O objectivo da BBC é pois realizar a próxima época (a 26ª), a começar no início de 2019, mantendo os actuais Chris Harris, Matt LeBlanc e Rory Read, para depois, na 27ª época, introduzir as novas aquisições, McGuinness e Flintoff, associados a Harris. Esta decisão levou a este comentário de Tiff Needell, ex-piloto (chegou a disputar duas provas de F1), ex-apresentador do Top Gear e estrela do Fifth Gear: “E agora há apenas um jornalista automóvel no Top Gear.”
What do you think of the new #TopGear team? ????
Cricket legend Freddie Flintoff and Take Me Out presenter Paddy McGuinness have signed deals to present the show.
They will begin filming their first series early next year. pic.twitter.com/ng1UWQh8Ce
— BBC Radio 5 Live (@bbc5live) October 22, 2018
Há muito que a BBC trocou a informação (coerente e especializada) por um espectáculo de entretenimento, onde a diversão ganha à realidade e uma piada vale mais do que verdadeiramente informar sobre a qualidade, ou a falta dela, de um determinado automóvel. Foi isto que se conseguiu com o afastamento de Needell e o reforço dos poderes de Jeremy Clarkson, que era ‘deus da terra’, ou pelo menos no Top Gear, até decidir culminar uma série de excessos dando um murro no produtor, o que levou ao seu despedimento.
Chris Harris doing a spot-on impression of the whole country's reaction to the new #TopGear presenters. pic.twitter.com/uizK86FAZ6
— Rob Young (@robjyoung) October 22, 2018
O facto de ter contratado para a 27ª série do programa um cómico (McGuinness) e um ex-jogador de críquete é apenas mais ‘um prego no caixão’ do programa, que sobreviveu a Clarkson, pela sua qualidade enquanto dinamizador de um programa deste tipo. Mas não há muitos Clarkson neste mundo e se Jeremy pode até nem perceber muito de carros, a verdade é que é um fã e acabou por ser um conhecedor – mais não seja pelo tempo que teve de dedicar ao assunto. No entanto, o mesmo já não acontece a McGuinness e a Flintoff.
And now there's only one … car journalist on @BBC_TopGear. No doubt Paddy and Freddie will bring plenty of laughs but, for car fans, I fear it's a step too far into the 'light entertainment' world!!
— Tiff Needell ???? (@tiff_tv) October 22, 2018
O anúncio da equipa para 27ª época, em que Harris se junta ao cómico e ao ex-profissional de um desporto que, para muitos, é aquela espécie de basebol em miniatura que só os ingleses – e os países que foram por eles dominados – apreciam, não teve a melhor das reacções, com os fãs a dizerem preferir o desaparecimento do programa. Aparentemente, os fãs do Top Gear parecem ser imunes à comédia ou ao “mini-baseball”. O que gostam mesmo é de carros e de espectáculo.