O Benfica, em crise, recebe esta quarta-feira o Ajax na Liga dos Campeões em futebol, num jogo a que a equipa encarnada chega pressionada, com três derrotas consecutivas e a Europa em risco.
Desde 2010, no segundo ano de Jorge Jesus, que o Benfica não acumulava uma série tão negativa, após as recentes derrotas na I Liga com Belenenses fora (2-0) e Moreirense em casa (3-1), e na Champions, em Amesterdão (1-0). O impensável desaire na sexta-feira em casa, com o Moreirense, fez alguns adeptos presentes na Luz mostrarem ao treinador Rui Vitória lenços brancos de despedida, num clima que transforma o jogo desta quarta-feira numa prova de fogo para o técnico.
Na memória encarnada está ainda a dececionante prestação na última edição da Champions, com seis derrotas nos seis jogos da fase de grupos, e esta quarta-feira, na Luz, só uma vitória deixa Benfica ainda a depender de si. Uma derrota afastará, a duas jornadas do final desta fase, a equipa dos oitavos de final da competição, se o Bayern Munique confirmar o seu favoritismo e vencer em casa os gregos do AEK Atenas.
No grupo E, o Bayern Munique e Ajax lideram com sete pontos, enquanto o Benfica tem três pontos, resultantes do triunfo em casa do AEK (3-2), e os gregos não têm qualquer ponto.
Nas escolhas para o jogo desta quarta-feira, Rui Vitória chamou 21 jogadores e terá ainda que prescindir de pelo menos três, numa lista a que o croata Krovinovic regressa após nove meses de ausência por lesão.
De regresso está também o internacional suíço Seferovic, que tinha falhado o jogo da Liga com o Moreirense, devido a queixas físicas. O jogo entre encarnados e Ajax terá início às 20h00, com arbitragem do italiano Ginaluca Rocchi.