Aparentemente, o site internacional de media da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) terá libertado fotos oficiais da pick-up derivada do Wrangler. Entre o material disponibilizado na plataforma dedicada aos jornalistas estaria, inclusivamente, o comunicado de imprensa relativo ao novo modelo, com a data de 28 de Novembro – o dia em que o mais recente membro da família Jeep deveria ser desvendado.

O material foi retirado pouco tempo depois, mas bastou o período em que esteve online para que alguém tratasse de se ‘documentar”. Fotos e dados técnicos foram parar ao JeepGladiatorForum.com, esclarecendo muitas das suposições que se vinham a fazer a respeito da nova pick-up.

Jeep Gladiator

Desde logo, ao contrário do que se suspeitava, esta proposta não vai retomar a mítica denominação Scrambler. A designação comercial será – e a ‘fonte’ parece fidedigna – Gladiator. Portanto, trata-se à mesma de recuperar um nome com história na marca, para quem se recorda da Gladiator de 1963 baseada no Wagoneer (foto acima).

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Quanto à estética, a situação é completamente inversa, uma vez que se confirma o visual antecipado por vários renderings: haverá poucos modelos cuja versão definitiva seja tão similar às projecções que entretanto se foram fazendo.

Agora é que vai ser. Jeep também vai ter pick-up

Olhando para as fotografias, estamos perante um Wrangler de quatro portas… com caixa atrás. Uma opção que se compreenderá se a intenção da marca for capitalizar a imagem que o Wrangler já consolidou entre os fãs da Jeep. E parece mesmo ser essa a estratégia do construtor norte-americano, pois a pick-up vai usufruir exactamente das mesmas opções, em termos de chassi e de mecânica, que já se encontram na gama Wrangler. E, depois, esgrime um trunfo que faz da Gladiator uma proposta sem rival: os compradores podem optar entre um soft top e dois hard tops diferentes, o que faz desta pick-up a única no segmento com capacidade para circular em topless. Para além disso, tal como o Wrangler, pode continuar em registo de striptease, já que também aqui o pára-brisas se dobra e as portas são amovíveis.

No que toca ao offroad, encontramos os mesmos pergaminhos que fazem do Wrangler uma referência – de referir que este Jeep foi nomeado ‘4×4/SUV of the Year’ do SEMA pelo nono ano consecutivo. Entre esses argumentos, destaque para dois avançados sistemas de tracção integral, activa e permanente on-demand (Command-Trac e Rock Trac), e ainda sistema de bloqueio eléctrico dos eixos dianteiro e traseiro Tru-Lock, diferencial autoblocante mecânico Trac-Lok e desconexão electrónica da barra estabilizadora dianteira.

Por fim, se nos concentrarmos naquilo que muda realmente face ao Wrangler, temos que a caixa mede 1,5 m de largura, oferece vários pontos de fixação e uma tomada de 12 volts. Carrega até 725 kg e pode rebocar até 3.470 kg.