O presidente do Supremo Tribunal de Justiça dos EUA, John Roberts, fez esta quarta-feira uma rara declaração para responder a acusações feitas por Donald Trump ao sistema de justiça: “Nós não temos juízes de Obama ou juízes de Trump, juízes de Bush ou juízes de Clinton“. O contra-ataque de Roberts surge em resposta a questões da Associated Press depois do presidente dos EUA ter dito que a sua administração perdeu um processo no 9º Circuito — sobre política de asilo de imigrantes — por o tribunal ser liderado por um “juiz de Obama.”

Trump disse mesmo que “isto não é lei. Perdemos todos os casos no 9º circuito e acabamos por recorrer para o Supremo, como aconteceu com o ‘travel ban’ [ordem executiva que limita a imigração], e ganhamos. (…) É um juiz de Obama. Mas eu digo-lhe que isto não pode mais continuar”. Após estas declarações, John Roberts reforçou que os juízes não têm preferência por presidentes,  mas são apenas “um grupo extraordinário de juízes dedicados que tentam estar ao seu melhor nível para garantir justiça igual para todos”. E ainda acrescentou: “Essa justiça independente é algo pelo qual todos nós devemos estar gratos.”

Esta é a primeira vez que o líder do Supremo Tribunal de Justiça, que foi nomeado pelo presidente republicano George W. Bush em 2005, faz críticas a Donald Trump. Pelo contrário, o presidente dos EUA já fez várias críticas a juízes federais, em particular a juízes do 9º Circuito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR