O Sindicato dos Enfermeiros denunciou este sábado a existência de um surto de sarna no serviço de ortopedia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que já atinge uma dezena destes profissionais, comprometendo o funcionamento deste serviço. A informação foi confirmada posteriormente à Lusa pela diretora-geral da Saúde, que desvalorizou o caso. Graça Freitas garantiu que o sucedido “não põe em causa a saúde pública” porque “é um surto que acontece”.

De acordo com a diretor-geral da Saúde, diz respeito ao hospital resolver a situação, usando “o procedimento normal perante uma doença muito contagiosa que é de fácil resolução”. “É uma doença cutânea muito contagiosa e quando surge um caso obviamente outras pessoas podem ser infetadas. Enquanto a medicação faz efeito é natural que o hospital tenha optado por isolar algumas pessoas, mas isso é um procedimento perfeitamente normal”, declarou à Lusa.

A diretora-geral de Saúde vincou que a situação “foi devidamente identificada” e “tomadas as medidas necessárias”, não especificando, por esse motivo, o número de afetados.

Sindicato garante que “serviço está a funcionar com dificuldades”

Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), José Azevedo, contudo, “o serviço está a funcionar com dificuldades”, até pela sua especificidade de trabalhar com doentes com pouca ou nenhuma mobilidade, afirmando ser necessário um reforço de pessoal. À Lusa, o presidente adiantou que os cerca de dez enfermeiros atingidos pelo surto de sarna “foram mandados para casa, com folgas por baixo da mesa, em vez de atestados ou baixas, para não ficar nada registado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem certezas sobre a extensão do surto, José Azevedo admitiu que possa haver também doentes afetados com sarna.

O surto teve início a 20 de novembro, segundo o sindicato que este sábado questionou a administração do hospital sobre as medidas já tomadas, a informação prestada aos profissionais de saúde e se garante que os enfermeiros que agora estão em casa não terão que compensar os turnos que falharam devido ao problema.

O presidente do SE criticou ainda que aos enfermeiros afetados tenha apenas sido entregue uma loção de tratamento, com resultados mais lentos que os comprimidos que o sindicato entende que deveriam ter sido dados, por serem mais eficazes, apesar de mais caros.

Administração do hospital diz que “situação está completamente controlada”

Contactado pela Agência Lusa, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, a que pertence o Hospital São Francisco Xavier, afirmou, num curto comunicado enviado ao final da tarde deste sábado, que a situação está controlada.

“De facto, foi admitido doente com escabiose [sarna], e que, tendo-se diagnosticado, foram tomadas as medidas necessárias e feitos tratamentos preventivos ou curativos em doentes ou profissionais, estando a situação completamente controlada”, refere a nota enviada à Lusa.

Artigo atualizado às 20h47 com os esclarecimentos da diretora-geral da Saúde e da administração do hospital São Francisco Xavier