Para observadores desatentos parece quase um filme de ficção, mas as imagens foram partilhadas pelo secretário de Estado francês para os Assuntos Digitais. O vídeo tem apenas 20 segundos e já foi visto mais de 237 mil vezes. A demonstração foi feito no âmbito do Fórum Inovação Defesa, que decorreu em Paris de 22 a 24 de novembro.

Numa exibição que fez lembrar os voos do Duende Verde (Green Gobling), o arquirrival do Homem-Aranha, um militar das forças especiais francesas sobrevoou o rio Sena numa prancha voadora. “O nosso exército deve estar sempre na vanguarda da inovação”, disse, no Twitter, Mounir Mahjoubi, secretário de Estado para os Assuntos Digitais, no Ministério da Economia e Finanças.

Florence Parly, ministra das Forças Armadas, também presente no evento, gostou da ideia para aplicar nas forças especiais. “A inovação não é um dispositivo, nem uma postura: é indispensável preparar as batalhas de amanhã”, disse numa publicação no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As críticas no Twitter de Mounir Mahjoubi não se fizeram esperar. Aquilo que o secretário de Estado chama de “prancha voadora militar”, dando a entender que foi desenvolvida pelo exército, os internautas dizem que é uma invenção de Franky Zapata, um inventor francês, que foi proibido de voar na sua prancha voadora em França. E o Ministério das Forças Armadas francês confirma.