Sabemos que a Pantone é uma autoridade inquestionável no que toca a ditar tendências na indústria do design. É claro que 2019 não é exceção e a empresa anunciou, na última quarta-feira, qual a cor oficial do próximo ano. O tom 16-1546, mais conhecido como “Living Coral” (ou Coral Vivo), foi escolhido pela sua mensagem de esperança e de mudança.
“O Coral Vivo envolve-nos em calor e proteção e proporciona-nos conforto e leveza num ambiente em constante mudança […] Em resposta à investida da tecnologia digital e à crescente invasão das redes sociais no nosso dia-a-dia, andamos à procura de experiências autênticas e imersivas, que transmitam conexão e intimidade”, afirmou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em comunicado.
As opiniões dividem-se. Há quem ache que o Coral Vivo é demasiado luminoso e otimista para o atual contexto social e político, com o Brexit e os confrontos em Paris a dominar a atualidade. Ainda assim, a Pantone garante ter feito o trabalho de casa e este resume-se em unir, numa só cor, as dimensões natural e digital da vivência humana. “A cor é uma lente equalizadora através da qual experienciamos as nossas realidades natural e digital e isso aplica-se especialmente ao Coral Vivo. Com os consumidores a procurarem interação humana e conexão social, o lado humanizador e o otimismo do alegre Coral Vivo fazem deste Pantone o acorde perfeito”, afirmou Eiseman.
Durante o último ano, os especialista de cor da Pantone deram a volta ao mundo e mediram o pulso a áreas como o entretenimento, o cinema, a arte, a moda e o design. Tudo para que a escolha final fosse universal e transversal a todas as áreas criativas de de produção. “No centro do nosso ecossistema, vívido e cromático, o Pantone Coral Vivo é uma expressão de como as barreiras de coral providenciam abrigo para um caleidoscópio de cor”, lê-se no mesmo comunicado.
Depois do (místico, eletrizante, dramático e futurista) Ultra-Violeta de 2018, a Pantone sugere, para 2019, um tom bem mais leve e luminoso. Com capacidade de inspirar designers e criativos de todo o mundo, é esta a mensagem por detrás da cor.