Lifestyle

10 ideias originais para uma mesa de Natal

É à volta da mesa que alguns dos melhores momentos em família são passados. Damos algumas ideias para decorar a sua mesa, a das crianças e muitas sugestões do it yourself.

Getty Images/iStockphoto

O mais importante no Natal é o tempo que passamos com as pessoas de quem gostamos, o convívio, as conversas ao jantar, o criar de novas memórias… E muitos destes momentos são passados à volta da mesa que se quer confortável, bonita e sugestiva. Porque é daí que vem grande parte do espírito do Natal.

Se este ano quer fazer uma mesa de Natal diferente, personalizada e única, reunimos algumas ideias originais que vão fazer a diferença na sua família.

1. Não lhe apetece a tradicional mesa em tons de vermelho? Dê alguns toques de dourado em alternativa. E nem precisa de comprar todo um serviço de mesa novo. Pode fazer bases de copos com papel brilhante, centros de mesa ou trocar apenas algumas peças do seu serviço de jantar. Copos e talheres dourados são a forma mais fácil de dar brilho sem exagerar.

2. Quer surpreender a sua família e colocar as crianças a ajudar? Ensine-as a fazer pequenas árvores de Natal com os guardanapos. É simples, a mesa vai ficar original e as crianças vão participar.

3. Dê uso a coisas que já tem em casa e faça centros de mesa natalícios. Pode usar pinhas, azevinho, ramos, latas, frascos… a criatividade não tem fim. É uma forma de dar um toque pessoal à sua mesa e reciclar alguns objetos.

4. As argolas para guardanapos são também uma forma de criar decoração ao seu gosto. Pode improvisar com paus de canela, pequenos ramos de alecrim e laços de tecido.

5. Para não haver discussões à mesa (todas as famílias têm aqueles parentes que não se dão lá muito bem), faça marcadores de lugares personalizados e decida os lugares em que cada pessoa se vai sentar. Assim, aqueles tios que só discutem podem ficar em cantos opostos da mesa.

6. Se não houver miúdos (ou gatos) à mesa, decorar com iluminações é diferente, festivo e podem apagar as luzes do tecto e ter um jantar mais acolhedor.

7. Se isto for demasiado na sua decoração, dê mais luz à mesa com velas. Pode fazer velas personalizadas com frascos velhos, usar decorações, pintar ou criar um centro de mesa com várias velas.

8. E decorar as garrafas de vinho e sumos que vão estar na mesa? As crianças vão adorar. Pode pintar, fazer colagens ou, se não tiver muito jeito para pinturas, use acessórios simples como um gorro na tampa da garrafa.

9. Se as crianças da família vão ter uma mesa separada dos adultos, pode decorar esta mesa com pequenos toques infantis. E aqui tem mil e uma ideias. Pode fazer pratos em forma de boneco de neve, personalizar os copos ou criar marcadores de lugar com doces.

10. E para a ceia antes das prendas? Não pode faltar o chocolate quente, o chá, as bolachas… nem que seja para entreter os miúdos até à meia noite. Pode fazer bolachas natalícias, personalizar canecas e doces. Nem os mais velhos vão resistir.

Fotografias retiradas do Pinterest.

Descubra outras sugestões em https://observador.pt/seccao/mercado-de-natal/

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)