A saída de José Mourinho do comando técnico do Manchester United, confirmada esta terça-feira, está a ter um forte impacto nas redes sociais. Prova disso é a onda de memes que já começou a invadir a Internet, através das redes sociais e das múltiplas plataformas de partilha de conteúdos.

Um dos primeiros memes envolve uma ‘montagem’: na base, a imagem que inicialmente representou a entrada de Mourinho a agarrar uma camisola do clube; mas, em vez do nome do português aparece agora “sacked”, que em português significa “desempregado”.

https://twitter.com/KaykayZayn/status/1074972946085617669

Alguns fãs despedem-se a agradecer pela o empenho do treinador no clube, embora com alguma amargura. “Obrigado por tudo José. Já estava na altura de saíres, também não foi fantástico enquanto durou.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://9gag.com/gag/aD1x2zO

Imagem retirada do site de memes 9gag

Mais controversa talvez tenha sido a imagem que Pogba publicou na sua conta oficial de Instagram, minutos após o anúncio oficial do clube. Embora a tenha apagado rapidamente, na imagem Pogba estava com uma expressão provocadora, que podia indicar a sua felicidade perante a situação. Alguns fãs ainda conseguiram guardar a imagem, com a qual fizeram montagens e brincaram com a relação tensa que o jogador e o ex-treinador tiveram enquanto trabalharam juntos.

Neste meme mostram um homem a dançar de forma exuberante, levando-nos a imaginar um Pogba ‘dançante’ a chegar ao treino desta manhã sem Mourinho ao comando.

Na compilação seguinte, Mourinho surge em três situações diferentes nas quais teve o seu trabalho em risco. “Digam-me um treinador que tenha sido despedido 3 vezes da liga”, é a sua descrição.

https://twitter.com/KarimMuhmd/status/1074965789625737216

No vídeo seguinte, a descrição provocadora diz o seguinte: “quando os fãs do Manchester United se apercebem que o sucessor de Mourinho pode vir a ser Antonio Conte”.

https://twitter.com/KlassyKovacic/status/1074972532380336129

Num outro meme, a descrição indica que a missão de Mourinho era, efetivamente, destruir o Manchester United, algo que desde 2004 procurava fazer. Na primeira imagem vê-se um Mourinho, mais novo e ainda no Chelsea, prometendo destruir o clube de Manchester, e na segunda o treinador afirma tê-lo conseguido.

No vídeo abaixo coloca-se a seguinte questão: “Vai Pogba ficar bem?” — Está novamente a dançar e a celebrar.

A Ryanair decidiu também participar na brincadeira com um meme promocional no qual anuncia as suas viagens mais baratas. “taxas a 9.99? Vou-me embora daqui!”, dizem na descrição.

Já a Pizza Hut diz que “recebeu um CV do Sr. J. Mourinho” que se “propôs ao cargo de cozinheiro”.

O aeroporto de Manchester pergunta “quantos voos saem para Portugal hoje?”.