José Mourinho

“Sacked” e outros memes: como a Internet está a reagir ao despedimento de Mourinho

Milhares de pessoas estão a partilhar as primeiras reações à saída do treinador português do Manchester United. Imagens, vídeos e memes sobre Mourinho chovem nas redes sociais.

Montagem retirada da publicação feita no perfil de Twitter de @KaykayZayn.

A saída de José Mourinho do comando técnico do Manchester United, confirmada esta terça-feira, está a ter um forte impacto nas redes sociais. Prova disso é a onda de memes que já começou a invadir a Internet, através das redes sociais e das múltiplas plataformas de partilha de conteúdos.

Um dos primeiros memes envolve uma ‘montagem’: na base, a imagem que inicialmente representou a entrada de Mourinho a agarrar uma camisola do clube; mas, em vez do nome do português aparece agora “sacked”, que em português significa “desempregado”.

Alguns fãs despedem-se a agradecer pela o empenho do treinador no clube, embora com alguma amargura. “Obrigado por tudo José. Já estava na altura de saíres, também não foi fantástico enquanto durou.”

https://9gag.com/gag/aD1x2zO

Imagem retirada do site de memes 9gag

Mais controversa talvez tenha sido a imagem que Pogba publicou na sua conta oficial de Instagram, minutos após o anúncio oficial do clube. Embora a tenha apagado rapidamente, na imagem Pogba estava com uma expressão provocadora, que podia indicar a sua felicidade perante a situação. Alguns fãs ainda conseguiram guardar a imagem, com a qual fizeram montagens e brincaram com a relação tensa que o jogador e o ex-treinador tiveram enquanto trabalharam juntos.

Neste meme mostram um homem a dançar de forma exuberante, levando-nos a imaginar um Pogba ‘dançante’ a chegar ao treino desta manhã sem Mourinho ao comando.

Na compilação seguinte, Mourinho surge em três situações diferentes nas quais teve o seu trabalho em risco. “Digam-me um treinador que tenha sido despedido 3 vezes da liga”, é a sua descrição.

No vídeo seguinte, a descrição provocadora diz o seguinte: “quando os fãs do Manchester United se apercebem que o sucessor de Mourinho pode vir a ser Antonio Conte”.

Num outro meme, a descrição indica que a missão de Mourinho era, efetivamente, destruir o Manchester United, algo que desde 2004 procurava fazer. Na primeira imagem vê-se um Mourinho, mais novo e ainda no Chelsea, prometendo destruir o clube de Manchester, e na segunda o treinador afirma tê-lo conseguido.

No vídeo abaixo coloca-se a seguinte questão: “Vai Pogba ficar bem?” — Está novamente a dançar e a celebrar.

A Ryanair decidiu também participar na brincadeira com um meme promocional no qual anuncia as suas viagens mais baratas. “taxas a 9.99? Vou-me embora daqui!”, dizem na descrição.

Já a Pizza Hut diz que “recebeu um CV do Sr. J. Mourinho” que se “propôs ao cargo de cozinheiro”.

O aeroporto de Manchester pergunta “quantos voos saem para Portugal hoje?”.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Futebol

Sobre o futuro próximo de José Mourinho

António Bento

No frio e previsivelmente longo Inverno de 2018-2019 a pele de José Mourinho não é boa de se vestir, como se vê por uma parte significativa das suas declarações à imprensa desde que foi despedido.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)