José Mourinho

“Sacked” e outros memes: como a Internet está a reagir ao despedimento de Mourinho

Milhares de pessoas estão a partilhar as primeiras reações à saída do treinador português do Manchester United. Imagens, vídeos e memes sobre Mourinho chovem nas redes sociais.

Montagem retirada da publicação feita no perfil de Twitter de @KaykayZayn.

A saída de José Mourinho do comando técnico do Manchester United, confirmada esta terça-feira, está a ter um forte impacto nas redes sociais. Prova disso é a onda de memes que já começou a invadir a Internet, através das redes sociais e das múltiplas plataformas de partilha de conteúdos.

Um dos primeiros memes envolve uma ‘montagem’: na base, a imagem que inicialmente representou a entrada de Mourinho a agarrar uma camisola do clube; mas, em vez do nome do português aparece agora “sacked”, que em português significa “desempregado”.

Alguns fãs despedem-se a agradecer pela o empenho do treinador no clube, embora com alguma amargura. “Obrigado por tudo José. Já estava na altura de saíres, também não foi fantástico enquanto durou.”

https://9gag.com/gag/aD1x2zO

Imagem retirada do site de memes 9gag

Mais controversa talvez tenha sido a imagem que Pogba publicou na sua conta oficial de Instagram, minutos após o anúncio oficial do clube. Embora a tenha apagado rapidamente, na imagem Pogba estava com uma expressão provocadora, que podia indicar a sua felicidade perante a situação. Alguns fãs ainda conseguiram guardar a imagem, com a qual fizeram montagens e brincaram com a relação tensa que o jogador e o ex-treinador tiveram enquanto trabalharam juntos.

Neste meme mostram um homem a dançar de forma exuberante, levando-nos a imaginar um Pogba ‘dançante’ a chegar ao treino desta manhã sem Mourinho ao comando.

Na compilação seguinte, Mourinho surge em três situações diferentes nas quais teve o seu trabalho em risco. “Digam-me um treinador que tenha sido despedido 3 vezes da liga”, é a sua descrição.

No vídeo seguinte, a descrição provocadora diz o seguinte: “quando os fãs do Manchester United se apercebem que o sucessor de Mourinho pode vir a ser Antonio Conte”.

Num outro meme, a descrição indica que a missão de Mourinho era, efetivamente, destruir o Manchester United, algo que desde 2004 procurava fazer. Na primeira imagem vê-se um Mourinho, mais novo e ainda no Chelsea, prometendo destruir o clube de Manchester, e na segunda o treinador afirma tê-lo conseguido.

No vídeo abaixo coloca-se a seguinte questão: “Vai Pogba ficar bem?” — Está novamente a dançar e a celebrar.

A Ryanair decidiu também participar na brincadeira com um meme promocional no qual anuncia as suas viagens mais baratas. “taxas a 9.99? Vou-me embora daqui!”, dizem na descrição.

Já a Pizza Hut diz que “recebeu um CV do Sr. J. Mourinho” que se “propôs ao cargo de cozinheiro”.

O aeroporto de Manchester pergunta “quantos voos saem para Portugal hoje?”.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Futebol

Sobre o futuro próximo de José Mourinho

António Bento

No frio e previsivelmente longo Inverno de 2018-2019 a pele de José Mourinho não é boa de se vestir, como se vê por uma parte significativa das suas declarações à imprensa desde que foi despedido.

IAVE

Errare humanum est… exceto para o IAVE!

Luís Filipe Santos

É grave tal atitude e incompreensível este silêncio do IAVE. Efetivamente, o que sempre se escreveu nos anos anteriores neste contexto foi o que consta na Informação-Prova de História A para 2018.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)