Faltam apenas três dias para a passagem de ano e entre os vários balanços típicos referentes a esta altura do ano é hora de saber quais foram os nomes mais escolhidos pelos pais para as crianças nascidas em 2018. Os dados provisórios do Instituto de Registos e do Notariado (IRN) indicam que três anos depois de perder a liderança para Santiago, João (1679) é o nome masculino mais escolhido pelos portugueses, já do lado feminino Maria (5608) não sai do pódio, liderando desde 2005, revela o jornal Público.

Entre os mais populares, do lado dos meninos está também Francisco (1603) e Santiago (1579), a ocuparem o segundo e o terceiro lugares respetivamente. Já nas meninas lideram o nome Leonor (1609) e Matilde (1568). No top 10 está também Carolina, Beatriz, Sofia, Alice, Mariana, Ana e Benedita.

Nos últimos anos, não há mudanças significativas. Ainda assim, nas raparigas destaca-se a saída de Catarina (136), Daniela (112) ou Sara (362) para dar lugar a Alice, no top 10 e Eva no top 20. Nos rapazes, sai Tiago e entra Vicente, que já tinha sido um dos nomes mais escolhidos no ano passado. André, David e Alexandre já não fazem parte do top 20 este ano.

Com um aumento significativo de popularidade está Kyara (133), Núria (142) ou Valentina (242). Da lista de nomes atribuídos somente a uma criança em 2018 consta, por exemplo, Vanda, Odete, Adélio ou Evaristo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com os resultados do “teste do pezinho” divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, entre janeiro e novembro deste ano nasceram cerca de 80.484 crianças em Portugal.

A escolha de nome é uma decisão importante e está longe de ser uma tarefa fácil. Atualmente o INR disponibiliza um lista com 7.480 nomes. No caso dos pais quererem utilizar um nome que não esteja na lista, devem solicitar um parecer a um especialista em onomástica, que será destacados pelos serviços e independente dos mesmos. Se for aceite, passa a integrar essa lista.