Faltam apenas três dias para a passagem de ano e entre os vários balanços típicos referentes a esta altura do ano é hora de saber quais foram os nomes mais escolhidos pelos pais para as crianças nascidas em 2018. Os dados provisórios do Instituto de Registos e do Notariado (IRN) indicam que três anos depois de perder a liderança para Santiago, João (1679) é o nome masculino mais escolhido pelos portugueses, já do lado feminino Maria (5608) não sai do pódio, liderando desde 2005, revela o jornal Público.

Entre os mais populares, do lado dos meninos está também Francisco (1603) e Santiago (1579), a ocuparem o segundo e o terceiro lugares respetivamente. Já nas meninas lideram o nome Leonor (1609) e Matilde (1568). No top 10 está também Carolina, Beatriz, Sofia, Alice, Mariana, Ana e Benedita.

Nos últimos anos, não há mudanças significativas. Ainda assim, nas raparigas destaca-se a saída de Catarina (136), Daniela (112) ou Sara (362) para dar lugar a Alice, no top 10 e Eva no top 20. Nos rapazes, sai Tiago e entra Vicente, que já tinha sido um dos nomes mais escolhidos no ano passado. André, David e Alexandre já não fazem parte do top 20 este ano.

Com um aumento significativo de popularidade está Kyara (133), Núria (142) ou Valentina (242). Da lista de nomes atribuídos somente a uma criança em 2018 consta, por exemplo, Vanda, Odete, Adélio ou Evaristo.

De acordo com os resultados do “teste do pezinho” divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, entre janeiro e novembro deste ano nasceram cerca de 80.484 crianças em Portugal.

A escolha de nome é uma decisão importante e está longe de ser uma tarefa fácil. Atualmente o INR disponibiliza um lista com 7.480 nomes. No caso dos pais quererem utilizar um nome que não esteja na lista, devem solicitar um parecer a um especialista em onomástica, que será destacados pelos serviços e independente dos mesmos. Se for aceite, passa a integrar essa lista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR