456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Natalidade

Porque Sim Não é Resposta

Pais divorciados não desistam de ver os filhos

Depois do divórcio, muitos são os pais que dizem mal do ex-companheiro e quem mais sofre são os filhos. 
Porque Sim Não é Resposta

Quando as convicções são mais fortes que o amor

Quando o amor não é suficiente. Falamos de perspetivas diferentes das relações: quem não é quer começar pela intimidade e quem não está disposto a dar o passo mais sério.
Noticiário

10h. Recém-nascido encontrado no lixo em Sintra

Neste jornal, um bebé, que foi encontrado no lixo, ainda deu sinais de vida quando bombeiros chegaram ao local, mas não resistiu. E ainda a Cimeira dos Oceanos, que decorre em Lisboa.
Porque Sim Não é Resposta

A competitividade entre casal é saudável?

A competição no casal é caminho para solidão. A constante tensão e a importância dada à afirmação perante o outro pode destruir uma relação.
Porque Sim Não é Resposta

Criança Setúbal: quem nada disse deve ser punido

O que significa uma criança estar sinalizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens? E a comunidade? Tem responsabilidade? O silêncio neste caso foi fatal
Porque Sim Não é Resposta

Gostas mais da mãe ou do pai?

A pergunta que as crianças mais odeiam. É mesmo preciso escolher? E atenção, pais: podem não gostar da resposta.
Porque Sim Não é Resposta

As mães fazem mais birras do que os pais?

Lida-se com as birras dos pais como se lidam com as das crianças. Pedir desculpa aos filhos não é perda de autoridade, muito pelo contrário.
Explicador

SNS. "Não vamos a tempo de resolver"

"Problemas no verão são inevitáveis". Coordenador da comissão para as urgências de obstetrícia, Diogo Ayres de Campos, explica que um dos objetivos é acabar com "leilão dos preços/hora dos tarefeiros"
Natalidade

Privados realizaram quase 30% dos partos em 2021

Em Lisboa e na Amadora foram realizados mais de nove mil partos sem se recorrer ao estabelecimentos públicos, contando apenas com os quatro hospitais dos maiores grupos privados de saúde.
Porque Sim Não é Resposta

Quando os pais têm ciúmes do sucesso dos filhos

Os pais quando querem colo também fazem birras. É normal sentir-se ciúmes dos filhos? Empurrá-los para um conflito de lealdades, como se gostar de um fosse trair o outro, é sempre injusto. 
Porque Sim Não é Resposta

Fugimos do espelho com receio do reflexo

É importante aprender a conhecermos-mos bem e querermos ser melhor. "Aprender a aceitar-nos como somos" é pouco para o tanto que podemos ser. E significa que deixamos de tentar.
Porque Sim Não é Resposta

“O meu marido gosta de mim à maneira dele”

Hoje olhamos para o amor, mas do ponto de vista de quem se contenta com menos do que merece. É justo pedir que o nosso parceiro exprima mais o amor?
Urgências

Obstetrícia. ARS Lisboa admite recorrer a privados

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo está a criar acordo para que, em períodos críticos nos hospitais públicos, "as três maternidades privadas em Lisboa possam receber partos".
Porque Sim Não é Resposta

Carícias por baixo da roupa é abuso sexual?

Tribunal de Évora considerou atitude de professor apenas importunação sexual e reduziu pena para metade, depois do homem ter feito carícias a crianças de 7 ano por baixo da roupa.
Porque Sim Não é Resposta

Dizer "dei-te tudo" é fazer chantagem emocional?

Pais desolados fazem "os desabafos mais espontâneos" sem medir as consequências. Mas "o que falta não são jogos de computador, é mais um bocadinho de mãe e um bocadinho de pai".
Porque Sim Não é Resposta

"Quem planeia tudo não está preparado para a vida"

"Nem para o imprevisto". A tentativa excessiva de controlo não permite gozar o que a vida tem de bom. É impossível ter tudo tão determinado porque o dia a dia está cheio de momentos inesperados.
Porque Sim Não é Resposta

O que é uma "boa esposa, boa mãe" no século XXI?

Há uma pressão sobre as mulheres para alcançarem um "ideal inantingível" de "boa esposa, boa mãe"? E quem exerce essa pressão? Faz sentido este ideal no século XXI?
Porque Sim Não é Resposta

Homens são mais infantis? É síndrome de Peter Pan?

"Tenho três filhos lá em casa. O mais velho é o meu marido". Será que os homens são mesmo mais infantis, ou são as mulheres que os infantilizam?
Porque Sim Não é Resposta

Abortos: número mais baixo em 15 anos. Bom sinal?

Últimos dados da Direção-Geral da Saúde mostram que número de interrupções voluntárias da gravidez tem vindo a diminuir. Um melhor planeamento e "maior sensatez" podem estar por detrás.
Porque Sim Não é Resposta

O elevador social na escola está avariado

Dificuldades em ler, fazer contas ou interpretar. Estudo do Ministério da Educação diz que as capacidades dos alunos portugueses não podiam ser piores. Pandemia acentuou as desigualdades.
Porque Sim Não é Resposta

Quem os meus filhos critica, minha fúria alimenta

Numa família reconstruída, juntam-se os teus, os meus, os nossos filhos. Mas quando um dos pais critica o outro pela educação de um filho do casamento anterior, a relação do casal pode sair beliscada
Porque Sim Não é Resposta

A infância dura cada vez menos

O Porque Sim Não é Resposta começa agora uma campanha para que os mais novos tenham pelo menos um dia em que podem... brincar. A infância está cada vez mais curta e as crianças em vias de extinção
Porque Sim Não é Resposta

Irmãos: uma espécie em vias em extinção

O que traz um irmão à nossa vida? Os irmãos competem pelo mesmo amor, o do pai e da mãe, mas a rivalidade entre eles não é natural.   
Porque Sim Não é Resposta

Como explicar o que aconteceu no Texas?

Um ato destes não acontece de um dia para o outro. Sofrer de bullying não chega para se disparar contra 14 crianças e um professor numa escola primária. 
Porque Sim Não é Resposta

O mau humor faz parte do que nós somos

Os problemas de saúde mental agravam-se à medida que os alunos crescem, até chegarem ao 12.º ano. A adolescência pesa e é obvio que os adolescentes não estão sempre bem, mas são dores de crescimento. 
Conselho Económico E Social

Francisco Assis defende políticas de natalidade

Francisco Assis defendeu que "o abono de família deve ser para todas as pessoas" tal como o aumento do salário médio, como medidas de natalidade universais.
Porque Sim Não é Resposta

Por que subiu tanto a mortalidade no parto?

Em 2020, morreram 17 mulheres durante a gravidez, parto ou até 42 dias após nascimento do bebé. Acompanhamento das grávidas em Portugal é feito com ponderação, mas as condições e tipo de apoio mudaram  
Porque Sim Não é Resposta

"Não há nenhuma gravidez absolutamente normal"

Vamos falar de gravidez, das implicações para a mãe, mas também para o pai. Nove meses podem demorar muito a passar e devemos falar mais vezes do "lado B" da gravidez. 
Porque Sim Não é Resposta

"O meu filho não consegue ir ao WC na escola"

O problema é mais grave do que parece e não deve levar o rótulo de timidez. Algo perturbou a criança a ponto de ser incapaz de ir ao WC. É preciso falar com o professor para resolver o caso de raiz  
A História do Dia

Os bebés que nascem às escuras na Ucrânia

Mykhayl tem menos de um mês e nasceu na região de Mikolaiv. É um dos mais de 60 mil bebés nascidos em guerra. As maternidades não são poupadas às bombas e as salas de parto funcionam sem luzes.
Porque Sim Não é Resposta

Os homens ainda preferem as mulheres "do passado"?

Quando procuramos o amor não queremos alguém que se possa dominar. A ideia das mulheres "belas, recatadas e do lar" ou o receio de serem bem sucedidas é só um: insegurança.
Porque Sim Não é Resposta

Monogamia é coisa do passado?

A monogamia não é um prisão e não passou de moda. No entanto, quando gostamos muito de alguém não estamos alheios a outras pessoas.
Estado da Nação

Encarar o futuro de frente

Todos os que nos apelidam de racistas, homofóbicos ou intolerantes devem saber que não terão sucesso. Os líderes de centro-direita devem ter a coragem de colocar de lado o politicamente correcto.
Porque Sim Não é Resposta

O que sobra quando o amor acaba?

A relação começa a arrefecer e quando está morna já dificilmente se recupera. Muitos casais mantêm-se juntos, mas só resta a amizade. A boa notícia é que é possível agir preventivamente
Porque Sim Não é Resposta

Pode o passado estragar uma relação?

A "bagagem emocional" é um fator fundamental numa relação. Mas é possível aprender com os medos e inseguranças. Jogar à defesa impede-nos de experimentar a felicidade.  
Porque Sim Não é Resposta

O dia do filho único para quem tem irmãos

É urgente criar um espaço de cumplicidade com cada um dos filhos. É uma forma de os fazer sentir especiais. Mesmo que seja durante pouco tempo, essa partilha é fundamental
Porque Sim Não é Resposta

O que é isso de "estar a sair de uma relação"?

É delicado e embaraçoso. Esperamos um clique para apagar aquela pessoa de dentro de nós. A vida acontece e quando estamos a recuperar de uma relação somos atropelados por alguém surpreendente. 
Porque Sim Não é Resposta

Os mal-entendidos entre pais/filhos que os afastam

Até que idade os pais podem ser "entidade reguladora"? Os filhos devem ganhar autonomia com toda a naturalidade, mesmo que precisem para sempre dos pais. 
Porque Sim Não é Resposta

Há ou não más pessoas?

Há! E as piores não são as pessoas descaradamente más... Os maus são sempre os outros? As nossas "maldades" têm sempre desculpa, mas e as dos outros?
Coreia do Sul

Sul coreanos podem perder um ano de idade

Todos os sul coreanos ficam mais velhos no dia de Ano Novo. Ou seja, um recém-nascido em dezembro, após poucas semanas, completa dois anos de idade. O novo Presidente quer já rever este sistema.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.