A segunda parte de Eliete, o mais recente livro de Dulce Maria Cardoso, vai sair já este ano, anunciou a Tinta-da-China. Considerado um dos melhores romances de 2018, pelo Observador e não só, Eliete surgiu sete anos de O Retorno, que afirmou a autora como uma das melhores da atualidade em Portugal. Conta a história da Eliete, uma mulher normal cuja vida, também ela normal, é subitamente perturbada pelo anúncio de uma grande tempestade.

Em 2019, também na ficção, a Tinta-da-China vai dar início à publicação da obra de Emmanuel Carrère com a reedição, em nova tradução, do romance que consagrou o escritor francês. O Adversário vai sair em maio, seguido de O Reino. Antes disso, em abril, a editora vai lançar uma coletânea de contos do autor brasileiro Sérgio Sant’Anna, organizada por Gustavo Pacheco, escritor e co-director da Granta em Língua Portuguesa.

Dulce Maria Cardoso criou Eliete, mas o mundo dela também é o nosso

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A coleção de poesia dirigida por Pedro Mexia vai ter quatro novos volumes: uma edição aumentada de A Musa Irregular, de Fernando Assis Pacheco, Retratos com Erro, de Eucanaã Ferraz, Câmera Lenta e Outros Poemas, de Marília Garcia, que deu à autora o Prémio Oceanos em 2018, e Ideas of Order (ainda sem título em português), de Wallace Stevens.

Ainda na poesia, mas fora da coleção de Pedro Mexia, a Tinta-da-China vai publicar Mapas, o primeiro livro de poemas do norte-americano John Freeman, que foi editor da Granta em língua inglesa e responsável pela revitalização da revista literária. O livro está já publicado em várias línguas, lembrou a editora.

Uma edição muito especial da Persona e novos volumes da coleção “Pessoa”

Uma das grandes apostas da Tinta-da-China para o primeiro semestre de 2019 é a edição fac-similada da Persona, a revista do Centro de Estudos Pessoanos, no Porto, que já não existe. Órgão pioneiro na divulgação dos estudos sobre a obra de Fernando Pessoa, a Persona existiu de 1977 a 1985 e publicou quase 900 páginas de artigos assinados por autores como Eugénio de Andrade, Agustina Bessa‑Luís, Eduardo Lourenço, Vasco Graça Moura ou Jorge de Sena, que foram agora recuperados pela editora.

Além dos 12 números da revista, que se tornou na grande referência dos Estudos Pessoas durante a sua época dourada, esta edição especial, feita em parceria com a Casa Fernando Pessoa, inclui também um caderno original com textos de Arnaldo Saraiva, que fundou o Centro de Estudos Pessoanos, e Jerónimo Pizarro. O lançamento vai acontecer na casa da Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, no dia 21 de fevereiro, pelas 18h30.

A Persona teve 12 números que serão agora recuperados pela Tinta-da-China, numa edição feita em parceria com a Casa Fernando Pessoa

Este não será, contudo, o único volume dedicado a Fernando Pessoa. Também em fevereiro, chegará às livrarias Fernando Pessoa, the Poet with Many Faces: a biography and anthology, a primeira biografia em inglês de Fernando Pessoa escrita na década de 1970 por Hubert D. Jenings e publicada apenas recentemente. Depois de publicado nos Estados Unidos da América, o livro chega agora a Portugal numa edição de Carlos Pittela, responsável pela nova versão do Fausto pessoano. O ensaio As Índias Espirituais — Fernando Pessoa e o orientalismo português, de Duarte Drumond Braga, também vai sair no segundo mês do ano.

No que diz respeito à colecção de literatura de viagens, dirigida por Carlos Vaz Marques, haverá três novos livros: Cinco Travessias do Inferno, da correspondente de guerra Martha Gellhorn, O Uso do Mundo (título provisório), de Nicolas Bouvier, e Uma Estranha no Comboio (título provisório), da britânica Jenny Diski, nunca antes publicada em Portugal.

Filhos da Terra, de António Manuel Hespanha, é “a história da expansão portuguesa contada às avessas”, segundo a editora. Vai ser publicado em fevereiro

A vida de Leonard Cohen

Na não-ficção, a grande aposta da Tinta-da-China vai ser I’m Your Man: A vida de Leonard Cohen. A biografia, da autoria de Sylvie Simmons, inclui fotografias e documentos do músico, que morreu em 2016. Antes disso, em fevereiro, a editora vai publicar Filhos da Terra: Identidades mestiças nos confins da expansão portuguesa, de António Manuel Hespanha, e Salazar e os Fascismos, de Fernando Rosas.