As trotinetes elétricas são uma nova solução para a mobilidade urbana. Através de uma app pode alugar uma em qualquer sítio e deixá-la quando terminar a viagem. Como seria de esperar, e à semelhança do que aconteceu no estrangeiro, há abusos deste sistema. Para colmatar o “estacionamento abusivo” a Lime vai ter, a partir desta terça-feira, uma “patrulha” de 15 pessoas para “sensibilizar utilizadores e assegurar o bom estacionamento”.

Vamos lançar a patrulha Lime. Uma equipa de 15 pessoas que vão estar nas artérias principais da cidade de Lisboa e ruas com passeios mais estreitos para patrulhar estes locais e ajudar na mobilidade da cidade”, explicou ao Observador Luís Pinto, diretor de expansão da Lime.

Com a Câmara Municipal de Lisboa e as autoridades a exigirem mais fortemente o cumprimento da lei na utilização destas trotinetes, a Lime quer reforçar “a preocupação com a segurança” nesta ação. Estes 15 funcionários da empresa vão operar principalmente nas zonas do Marquês de Pombal, Saldanha, Avenidas Novas, Cais do Sodré, Terreiro do Paço, Belém e Parque das Nações” e nas “ruas onde os passeios são mais estreitos”.

Novas regras para estacionar trotinetes? Estão a ser discutidas, mas nada está decidido

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao todo, a empresa já tem 50 colaboradores na cidade que garantem as operações de gestão dos transportes que disponibilizam. Estes 15, que acrescem a esta equipa, vão ter como única missão fiscalizar 24 horas, em regime por turnos, casos de má utilização e estacionamento abusivo.

Quanto aos casos de estacionamento abusivo ou de má utilização destes veículos, detetados em equipamento de outras empresas de trotinetes elétricas a operar na capital — como a Hive ou a VOI –, o responsável da Lime afirma que este serviço não vai contemplá-los. Justificação? “Vamos garantir que esta equipa é o mais eficiente possível”.

Neste momento, a Lime tem uma forte presença em Lisboa. Vamos estar focados na nossa operação apenas. Face às preocupações levantadas pelos cidadãos em relação ao estacionamento das trotinetes, queremos ser parte da solução”, afirma Luís Pinto.

A iniciativa de criar uma patrulha própria da empresa para este tipo de fiscalização já foi criada noutras cidades para minimizar o impacto que esta solução urbana tem tido nas cidades, como Paris. Outras empresas concorrentes, como a VOI, também já criaram ações de sensibilização semelhantes, como a unicorn crew, com pessoas nas ruas a incentivar o uso civilizado destas trotinetes, tanto a estacionar como em andamento.

Numa altura em que a CML anda a falar com estas empresas para encontrar soluções para o estacionamento abusivo, o objetivo da Lime é “continuar a trabalhar em conjunto com os municípios” para garantir “o bom estacionamento”. “Para já”, esta patrulha vai operar autonomamente, sem coordenação com ações de fiscalização das autoridades.

A Lime atualmente tem mais de 53 mil utilizadores registados e as trotinetes estão disponíveis em toda a cidade de Lisboa 24 horas por dia.