Rádio Observador

Lifestyle

“Estante? Quem eu?” BILLY, 40 anos

No universo da IKEA, a estante BILLY é bastante conhecida. Com 40 anos de história, ela esteve, e continua a estar, presente em milhões de casas. E agora tem uma nova cor!

Ao longo destes 40 anos, têm sido feitas melhorias com alguma regularidade e têm surgido novas cores e opções. No entanto, há um segredo que se mantém e faz com que se integre tão naturalmente na vida de muitas pessoas. É que esta é uma estante muito versátil. Tão versátil, que passa a vida a ser outras coisas como instalações de arte, ginásios, expositores, bibliotecas…

Na verdade, foi com este propósito que Gillis Lundgren criou a estante BILLY. Queria fazer dela um produto intemporal que pudesse estar além das tendências de moda em constante mudança, permanecendo uma das bases da gama IKEA, mesmo que os livros passassem de moda.

Lundgren decidiu chamar BILLY à estante em homenagem a um colega, BILLY Liljedahl, que expressou o desejo de ter uma estante “como deve ser”. De facto, tal como era a intenção de Lundgren, a estante BILLY pode pertencer a qualquer pessoa. Idade, género, interesses, crenças: a BILLY ultrapassa limites pois faz apenas uma única suposição relativamente a cada um de nós: que todos temos livros ou outros objetos que consideramos importantes e que queremos manter organizados e por perto.

Pelo seu 40.º aniversário, a estante BILLY tem uma nova opção de cor, o amarelo. Juntamente com os complementos opcionais, como as prateleiras para expor e os suportes para livros, faz com que a estante seja ainda mais adaptável à forma como as pessoas querem viver hoje em dia.

Mesmo que a aparência da estante BILLY ganhe novas opções, os princípios originais mantêm-se já que a marca sempre pretendeu que a BILLY servisse quem a compra, sem qualquer ideia preconcebida. Não importa aquilo que lê, mas sim a possibilidade de guardar os livros ou outros objetos que sejam importantes para si. Por isso, seja qual for o aspeto da estante BILLY, só se conhece realmente o seu proprietário a fundo quando se olha com mais atenção.

Este conteúdo é da autoria da IKEA.

Saiba mais em https://observador.pt/seccao/observador-lab/ikea-inspira/

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt
Escolas

A escola é uma seca /premium

Eduardo Sá

Não podemos continuar a opor uma ideia “industrial” de escola a uma escola “ecológica”, como se não fosse possível conciliar as duas escolas, sem a educação indispensável abalroar o direito à infância

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)