Arte

Artista Luc Tuymans abre conferência internacional sobre pintura no Porto

O artista belga Luc Tuymans estará na abertura do segundo Congresso Internacional sobre Pintura Europeia Contemporânea (ICOCEP), que se realiza entre 8 e 11 de abril.

MATTHIAS HIEKEL/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O artista belga Luc Tuymans estará na abertura do segundo Congresso Internacional sobre Pintura Europeia Contemporânea (ICOCEP, na sigla em inglês), que se realiza entre 8 e 11 de abril, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Luc Tuymans, considerado pela organização “um dos mais relevantes nomes da pintura atual” e convidado de honra do congresso deste ano, estará à conversa com o comissário Miguel Von Hafe Pérez “sobre o lugar da pintura, nomeadamente ao nível da investigação, do ensino, da difusão e da prática, no contexto europeu”, segundo nota de imprensa.

Como recorda a organização do evento, Tuymans dedica-se à pintura figurativa desde meados da década de 1980. As suas obras tratam de questões ligadas ao passado e à história mais recente, e abordam temas do quotidiano através de um conjunto de imagens apropriadas das esferas pública e privada – da imprensa, da televisão, da internet.

O congresso, que contará com “quatro dias intensos de comunicações, debate e interação entre professores universitários, investigadores, estudantes, artistas e interessados na pintura”, entre os dias 8 e 11 de abril, irá reunir cerca de 80 oradores originários de diversos contextos, desde os Estados Unidos da América até Israel.

No dia 9, estão previstas sessões da curadora e crítica Lee Weinberg, que apresentará uma sessão sobre a relação entre a Inteligência Artificial e a pintura; e de Michael Rogers, que apresenta o seu trabalho como investigador, artista e professor em escolas no Japão, Europa e Estados Unidos da América.

Pedro Calapez, “um dos mais destacados pintores a atuar em Portugal”, será o terceiro orador principal e apresenta uma súmula da sua obra, no dia 10.

Entre os oradores participantes, a organização destaca João Paulo Queiroz, Antonio Garcia López, Marta Borgosz e Wojciech Pukocz, Kukka Paavilainen, Ian Hartshorne, Graciela Machado e Maria Bochicchio, entre outros.

O ICOCEP é organizado pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)