O PSD apresenta esta sexta-feira os seus 21 candidatos efetivos às eleições europeias de 26 de maio, no Luso (Aveiro), com intervenções do presidente Rui Rio e do cabeça de Lista Paulo Rangel.

Também Carlos Moedas, mandatário nacional para as europeias e comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, fará uma intervenção.

A apresentação chegou a estar marcada para o sábado passado, mas foi adiada devido à morte e cerimónias fúnebres do histórico assessor de imprensa do partido Zeca Mendonça, que faleceu em 28 de março, aos 70 anos.

PSD em luto por Zeca Mendonça adia apresentação de candidatos às Europeias

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lista do PSD ao Parlamento Europeu foi apresentada em Conselho Nacional em 13 de março, e aprovada com 91% dos votos, por votação secreta.

Rio divulga finalmente a lista final para Europeias: Álvaro Amaro, José Manuel Fernandes e Graça Carvalho na lista

Nas europeias, a lista do PSD será encabeçada pelo eurodeputado Paulo Rangel e terá como ‘número dois’ a líder da juventude do Partido Popular Europeu, Lídia Pereira.

A lista, totalmente paritária, integra como ‘número três’ o atual eurodeputado José Manuel Fernandes, a ex-ministra Graça Carvalho em quarto e o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, em quinto.

A eurodeputada Cláudia Aguiar, indicada pela Madeira, será a sexta candidata do PSD ao Parlamento Europeu, seguida, no sétimo lugar — já considerado de eleição incerta – pelo atual eurodeputado Carlos Coelho.

Há cinco anos, o PSD concorreu às europeias em coligação com o CDS-PP e ficou em segundo lugar com 26,7% (7 eurodeputados, seis dos quais do PSD), atrás do Partido Socialista.

O PSD dos Açores, que tinha indicado o nome do antigo Presidente da Assembleia da República Mota Amaral, recusou o oitavo lugar da lista (não indicando ninguém), que coube a Ana Miguel dos Santos, especialista em segurança na ótica jurídica, atualmente a viver em Cambridge.

Seguem-se, em lugares já de eleição quase impossível, a licenciada em Direito Sónia Cristina Silva dos Ramos, o advogado Teófilo Araújo dos Santos, a doutorada em Direito Económico e Financeiro Vânia Neto, o licenciado em Direito Ricardo Morgado, o doutorado em Relações Internacionais Cristiano da Ponte Cabrita.

Maria Alice Antunes, licenciada em Ciências Sociais, é a 14.ª da lista, seguida de Bruno Moura Ferreira, licenciado em Comunicação e Multimédia, de Sónia Cortez dos Santos, licenciada em Economia e de Carlos Vieira, licenciado em Gestão.

Paula Calado Fevereiro, licenciada em Ensino de Português e Inglês, Maria da Conceição Gomes Pires, licenciada em Enfermagem, Hugo Ferrinho Lopes, indicado pela JSD, e Ana Mafalda de Taborda Costa Lourenço, licenciada em Direito, completam a lista dos sociais-democratas.

No total, a lista de 21 efetivos e oito suplentes integrará 15 mulheres e 14 homens.

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional do Governo PSD/CDS-PP de Passos Coelho, aceitou simbolicamente integrar a lista social-democrata ao Parlamento Europeu no último lugar da lista, o 29.º, como “sinal de apoio”.

Dos primeiros nomes da lista, três são atualmente eurodeputados do PSD: Paulo Rangel, José Manuel Fernandes, que sobe para número três (há quatro anos foi o sexto nome do PSD e o sétimo na lista conjunta com o CDS-PP), e Cláudia Aguiar, que tinha sido a número cinco do PSD há quatro anos (e sexta na lista conjunta).

Dos restantes três membros da delegação do PSD no Parlamento Europeu, Carlos Coelho é indicado em posição considerada de eleição incerta e ficam fora da lista os ainda eurodeputados Fernando Ruas e Sofia Ribeiro.

A ex-ministra da Ciência e do Ensino Superior Graça Carvalho, já tinha sido eurodeputada entre 2009 e 2014 e é atualmente vogal da direção de Rui Rio.