O procurador-geral norte-americano, William Barr, anunciou esta terça-feira que irá divulgar o relatório do procurador-especial Robert Mueller, responsável pela investigação às suspeitas de conluio da campanha de Donald Trump com o Kremlin, durante a próxima semana.

“Considero que é importante que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer os resultados do trabalho do procurador-especial”, declarou Barr em resposta aos congressistas democratas que o questionaram sobre o tema, durante uma audição de rotina no comité orçamental da Câmara dos Representantes.

“O processo está a correr muito bem e o meu calendário inicial era que fosse possível divulgar isto em meados de abril”, acrescentou Barr, explicando que a demora se deve ao facto de o relatório ter de ser expurgado de informação sigilosa.

Penso que dentro de uma semana estaremos em posição de divulgar o relatório ao grande público”, assegurou o procurador-geral, de acordo com o New York Times.

Durante a audição, Barr anunciou ainda que deu ao procurador-especial Robert Mueller a oportunidade de rever o relatório que o próprio Barr tornou público, como resumo das conclusões da investigação de Mueller e da sua equipa. O procurador-especial, no entanto, rejeitou essa proposta, segundo conta a CNN.

A presença do procurador-geral nesta audição tinha como objetivo discutir as necessidades orçamentais do Departamento da Justiça, razão pela qual Barr não mencionou a investigação de Mueller na sua intervenção inicial. Os congressistas, porém, não hesitaram em abordar o assunto: “Não podemos ter esta audição sem mencionar o elefante na sala”, declarou o democrata José Serrano. “O senhor transformou um relatório de mais de 300 páginas numa carta de quatro páginas que supostamente resume as conclusões”, disse o democrata.

Barr respondeu afirmando que, a seu tempo, tudo será tornado público — com exceção da informação expurgada, cujo critério de seleção não foi esclarecido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR