Menos de uma semana depois de se tornar a primeira equipa portuguesa a chegar à final four da Taça EHF e no dia seguinte a saber que vai encontrar o Füchse Berlin, campeão em título, na meia-final da prova europeia, o FC Porto deslocava-se ao Pavilhão da Luz para encontrar o Benfica. O clássico português contava para a jornada 5 do playoff de apuramento do campeão nacional de andebol e era importante para as contas do título já que, à entrada para os jogos desta quarta-feira, Sporting, Benfica e FC Porto estavam, por esta ordem, em igualdade pontual na classificação (ainda que os encarnados tenham mais um jogo do que os rivais diretos).

Depois do feito histórico, sonho do FC Porto tem obstáculo de peso: dragões defrontam Füchse Berlin na Taça EHF

O FC Porto começou mais forte, graças a uma boa exibição de António Areia, mas a concentração do guarda-redes encarnado Ristovski e a inspiração do lateral Nuno Grilo acabaram por igualar as contas até ao minuto 20 do primeiro tempo (8-8). Apesar do quase constante ascendente dos dragões, o guardião macedónio do Benfica segurou as pontas quase até ao intervalo e só permitiu uma desvantagem de dois golos mesmos nos últimos instantes da primeira parte — o FC Porto foi para o descanso a vencer por 11-13 e estava melhor na partida, ao passo que os encarnados teriam de fazer mais para voltar a discutir o resultado do jogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mesmo a sair com a bola no segundo tempo, o Benfica não conseguiu recuperar a desvantagem e antes dos dois minutos do segundo tempo viu o FC Porto aumentar a clivagem para cinco golos de diferença, chegando ao resultado de 11-16. A exibição apagada do francês Kévynn Nyokas, que costuma ser um dos elementos em evidência do lado do Benfica, permitia aos dragões defender com relativa calma, ainda que sempre com atenção a Pedro Seabra. Ainda assim, e numa altura em que o FC Porto começou a jogar com o relógio e de forma passiva, a equipa orientada por Carlos Resende conseguiu voltar a colocar a diferença no marcador nos dois golos e chegou ao minuto 18 do segundo tempo com a possibilidade de ficar a um golo do adversário — mas o livre de 7 metros de Fábio Vidrago esbarrou no guarda-redes Hugo Laurentino tanto na primeira tentativa como na recarga.

A partir desse momento, o FC Porto voltou a conseguir adquirir o controlo do jogo e aumentou novamente a vantagem para os cinco golos, acabando por vencer o Benfica por 23-28. Os encarnados atrasam-se na luta pelo título que escapa há dez anos e os dragões sobem agora à liderança da classificação, ainda que em igualdade pontual com o Sporting, que também esta tarde venceu o Madeira SAD no Pavilhão João Rocha (31-28). No próximo domingo, o Benfica recebe o Sporting e o FC Porto desloca-se ao Restelo para defrontar o Belenenses, enquanto que o Madeira SAD joga em casa com o Águas Santas.