É oficial: o bebé de Meghan e Harry é um rapaz, nasceu pelas 5h26 da manhã com o peso de 3,260kg. Foi o próprio príncipe britânico que falou à imprensa numa emotiva declaração onde não conseguiu esconder o seu entusiasmo e felicidade. “A Meghan e eu tivemos um menino. Eles estão os dois incrivelmente bem e está a ser uma experiência fantástica!”, revelou o filho de Carlos e Diana. “Ultrapassa-me o facto de as mulheres fazerem o que fazem. Estamos muito gratos por todo o apoio espetacular. Só queria partilhar isto com vocês”, acrescentou. “Nomes? Isto demorou tudo mais tempo do que esperávamos e isso deu-nos mais margem para pensar no assunto, contudo, ainda não há decisão. Esse será o próximo passo” completou Harry.

[O vídeo do anúncio oficial]

A chegada do bebé, que é o sétimo na linha de sucessão ao trono, esteve agendada, desde o início, para o final do mês de abril, começo de maio. Se alguns detalhes foram sendo conhecidos durante a gestação da duquesa, ainda há muito por apurar. Fiel ao seu estilo, Meghan deixou antever a preferência por algumas mudanças na tradição, quando o tema são os partos reais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem género, pintado com tintas vegan e cheio de gadgets. Os detalhes do quarto do bebé real

Para começar, e a fim de contornar o pesado assédio da imprensa e dos fãs, o par manifestou desde logo a vontade de viver o momento da forma mais recatada possível. Não por acaso, instalou-se na renovada Frogmore Cottage, morada no estado de Windsor que se crê mais resguardada da confusão da capital, e área rapidamente apontada como e eleita pela duquesa para dar à luz, fosse em casa (à semelhança da própria rainha Isabel II), ou num hospital próximo. Uma coisa era certa: Meghan terá recrutado os serviços de uma doula e dispensado o habitual grupo de “homens em bata” que costuma liderar as operações em situações como esta.

Ao início da tarde desta segunda-feira, a Sky News avançou a notícia de que Meghan Markle, de 37 anos, estaria em trabalho de parto. Um comunicado do Buckingham Palace viria a confrimar (imagem abaixo). Pouco tempo depois, Harry, de 34, surgiu em Windsor para confirmar o nascimento do primeiro filho dos Duques de Sussex. Nasce assim o sétimo elemento na linhagem de sucessão ao trono britânico. O novo bebé real é também o primeiro neto de Doria Ragland, mãe de Meghan Markle. Do lado paterno, este é o quarto neto do príncipe Carlos e o oitavo bisneto da rainha Isabel II.

[“Uma atualização operacional – o Duque e Duquesa de Sussex: A Duquesa entrou em trabalho de parto nas primeiras horas desta manhã. O Duque de Sussex está ao lado de Sua Alteza Real. Um comunicado será divulgado em breve”, a tradução do comunicado real]

Em jeito de pré-aviso da boa nova, e de forma a estreitar o seu laço com o seguidores, o casal lançou recentemente a sua conta oficial de Instagram, que vai dando conta dos seus principais passos. Pouco antes, já Meghan tinha voado para Nova Iorque para se juntar às amigas mais próximas, incluindo Serena Williams, para celebrar o famoso “chá do bebé”.