Em março deste ano a companhia aérea de baixo custo islandesa Wow Air foi à falência. O golpe foi tão duro que está a afetar o setor do turismo do país e a economia no geral: o banco central reduziu na passada quarta-feira a sua taxa de juro de referência em meio ponto percentual, para 4%, segundo a agência de notícias Bloomberg, citada pelo El País. A mesma entidade bancária anunciou que a economia deverá contrair 0,4% este ano (em fevereiro o prognóstico apontava para um crescimento de 1,8%).

A companhia aérea que conheceu o seu fim em março teve um papel importante na economia do país, ao converter o turismo na maior fonte de receitas da Islândia, pequena nação que há mais de uma década enfrentava um colapso financeiro. De referir que a sua concorrente Icelandair também enfrenta problemas, já que teve de deixar em terra os aviões Boeing 737 MAX devido ao acidente da Ethiopian Airlines em março deste ano, o qual vitimou 157 pessoas. A juntar-se ao fracasso da Wow Air está ainda a temporada de pesca “desastrosa”.

O crescimento do PIB para o próximo ano é agora de 2,5% de uma previsão anterior de 2,8%, segundo o banco central. “Esta deterioração das perspetivas deve-se principalmente a uma contração no turismo e à redução das exportações de produtos marinhos devido ao fracasso na captura de capelin”, disse a mesma instituição.

A Wow estava a lutar contra os custos flutuantes dos combustíveis e o excesso de capacidade do setor. O resgate da empresa ficou impossibilitado depois de várias rondas de negociações com possíveis investidores terem fracassado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR