A Câmara de Supervisores de São Francisco (nos Estados Unidos) aprovou uma portaria que proíbe o fabrico e venda de produtos de tabaco, cigarros eletrónicos incluídos, na cidade. A decisão tomada pelo órgão legislativo do governo da cidade norte-americana ainda será alvo de votação final na próxima semana e tem de ser aprovada pela agência federal que regula alimentos e medicamentos nos EUA (FDA). São Francisco pode, assim, tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos.

Os supervisores foram unânimes na votação da portaria cujo texto se refere aos cigarros eletrónicos como “uma epidemia“, sobretudo entre os mais jovens. “De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, o número de estudantes dos ensinos básico e secundário que usam produtos de tabaco de forma frequente cresceu de 3,6 milhões de euros para 4,9 milhões entre 2017 e 2018“, lê-se na portaria que diz que este aumento foi “impulsionado pelo uso do tabaco eletrónico” e que tem “apagado o progresso feito na redução do tabaco entre os jovens”.

Assim, o governo da cidade de São Francisco aprovou a decisão que, diz, “reafirma a recusa em permitir que a cidade seja usada para atividades que contribuam para o peso do uso do tabaco”. Há um ano a cidade tinha já proibido a venda de tabaco aromatizado, incluindo cigarros de mentol e líquidos aromatizantes para cigarros eletrónicos.

A medida está a levantar preocupações junto dos comerciantes, segundo avançou a NBC Bay Area, e apesar da votação unânime, os próprios supervisores expressaram preocupações sobre o impacto da decisão no pequeno comércio. Assim, a Câmara decidiu criar um grupo de trabalho para auxiliar os comerciantes nos problemas que possam vir a ter.

O porta-voz da empresa californiana de cigarros eletrónicos JUUL garantiu que a empresa tomou medidas para prevenir o uso dos seus aparelhos pelos mais jovens (nomeadamente através da verificação da idade nas vendas online) e mantém que esta é uma alternativa mais saudável aos cigarros tradicionais. “A proibição dos produtos a vapor para adultos em São Francisco não se dirige ao consumo por menores e vai deixar os cigarros tradicionais nas prateleiras como única escolha para os fumadores adultos, mesmo que matem 40 mil californianos todos os anos”, disse Ted Kwong da JUUL.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR