O Estado Islâmico reivindicou o duplo ataque terrorista que esta quinta-feira provocou a morte de um polícia e ferimentos a seis pessoas na Tunísia. Foram quase simultâneos e visavam claramente a polícia tunisina. A confirmação foi dada no Twitter por Rita Katz, analista de terrorismo que fundou a agência privadad e inteligência Search International Terrorist Entities (SITE) Intelligence Group, em Washington, nos Estados Unidos.

Um dos ataques suicidas ocorridos esta quinta-feira na Tunísia foi registado junto a uma viatura policial no centro de Tunis, minutos depois foi ouvida uma nova explosão perto de um complexo da guarda nacional onde funciona a brigada antiterrorista na capital. O primeiro balanço oficial citado pela France Presse dá conta de dois polícias e três civis feridos no primeiro ataque, enquanto na segunda explosão quatro civis ficaram feridos. Entretanto, jornais e televisões francesas dão conta de uma atualização no balanço provisório: um polícia morto, seis polícias e dois civis feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro ataque ocorreu perto da embaixada francesa, na Avenida Bourguiba — uma rua muito movimentada no coração da cidade. No local, que foi imediatamente evacuado, são visíveis os restos mortais do atacante, que se desconhece para já se é um homem ou uma mulher. Embora um jornalista que está a acompanhar o caso ao minuto na rede social Twitter, Mourad Teyeb, fale numa mulher. No último ataque terrorista contra polícias registado naquele país, em outubro de 2018, foi uma mulher que se armadilhou e fez detonar os explosivos junto a um grupo de polícias. Neste caso, segundo a porta-voz do ministério do Interior, citada pelo jornal francês Le Figaro, três civis e dois polícias ficaram feridos.

“Trata-se de um atentado suicida cometido às 10h50”, disse Sofiène Zaag.

O Ministério do Interior também não fica muito longe do ataque e a segurança no local foi imediatamente reforçada.

Cerca de dez minutos depois, um outro “kamikaze” fazia-se explodir perto de uma esquadra de polícia no bairro de Al Karjani, também em Tunis, a capital tunisina. Aqui quatro pessoas ficaram feridas. Depois deste balanço oficial, foi confirmado que um dos polícias feridos acabou por morrer no hospital.

À Reuters, uma testemunha disse que estava a fazer compras com a filha quando se deu o primeiro ataque. “Vimos o corpo do terrorista deitado no chão junto ao carro da polícia”, disse. Testemunhas no local contam mesmo haver restos mortais e sangue espalhado pelo chão. Chegaram a estar no Facebook vídeos feitos em direto, mas a rede social acabou por eliminá-los devido ao conteúdo chocante.

As imagens mostram muito movimento nas ruas e também o medo. Há estabelecimentos comerciais que fecharam as portas e pessoas desesperadas nas ruas. O jornalista Mourad Teyeb, que está a atualizar as informações na rede social Twitter, diz que a vítima mortal é um polícia municipal de nome Mehdi Zammali.

O último ataque terrorista registado em Tunis foi em outubro, quando uma mulher de cerca de 30 anos ativou uma carga explosiva que transportava também junto a um grupo de polícias, muito perto do local onde esta quinta-feira ocorreu o primeio ataque à bomba. Neste ataque, 20 pessoas ficaram feridas, cinco delas eram civis.