As temperaturas máximas deverão subir entre 10 e 13 graus Celsius até quinta-feira em Portugal continental, prevendo-se que os termómetros subam acima dos 30 graus e em alguns locais dos 40, disse à Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira períodos de céu muito nublado com possibilidade de precipitação fraca no litoral oeste.
“Durante a tarde de hoje [segunda-feira] estão também previstos aguaceiros nas regiões do interior Norte e Centro que podem ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas”, adiantou o meteorologista do IPMA.
De acordo com Ricardo Tavares, as temperaturas máximas começam a subir a partir de terça-feira entre 3 e 5 graus em praticamente todo o território.
“Na quarta-feira volta a subir novamente. Para quarta e quinta-feira preveem-se temperaturas acima dos 30 graus e próximo dos 40 no interior do Alentejo e região de Vale do Tejo. Para Santarém estão previstos 40/41 graus”, indicou.
Segundo o especialista do IPMA, a subida deverá ser entre 10 e 12/13 graus relativamente a esta segunda-feira.
No entanto, Ricardo Tavares realça que apesar da previsão de subida da temperatura, “ainda existe alguma incerteza se estas vão ou não subir tanto”.
“A tendência será para a temperatura subir, mas até valores que ainda temos alguma incerteza”, disse.
Quanto às temperaturas mínimas, Ricardo Tavares adiantou que a subida deverá ser entre 2 e 3 graus na terça-feira e outros 2 e 3 graus na quarta-feira.