764kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Operação Lex

Jornalismo

Relação confirma condenação de jornalistas

Inicialmente os dois jornalistas foram absolvidos. Agora, foram condenados a pagar multas nos valores de 1500 e 1050€ por violação do segredo de justiça.
Operação Lex

Operação Lex. Arguidos serão julgados no Supremo

Supremo tinha decidido em março que só os crimes imputados a Vaz das Neves, Rui Rangel e José Veiga em regime de co-autoria seriam julgados pelo STJ. Decisão foi agora revertida.
Operação Lex

Pena disciplinar de Orlando Nascimento prescreveu

O ex-presidente da Relação de Lisboa viu o Supremo considerar prescrita a eventual infração disciplinar punida com uma suspensão de 120 dias. Ser-lhe-á reposta a remuneração perdida.
Operação Lex

Operação Lex: arguidos recorrem da decisão do STJ

Parte dos arguidos do processo Operação Lex, mais o Ministério Público, recorreram da decisão que estipula que todos os suspeitos e crimes têm de ser apreciados no STJ.
Operação Lex

Operação Lex. Como o STJ contrariou o próprio STJ

A competência do STJ para julgar o caso que tem três desembargadores como protagonistas já foi alvo de decisões contraditórias num imbróglio jurídico que se arrisca a pôr em causa a Operação Lex.
Noticiário

18h. Justiça. Supremo Tribunal divide Operação Lex

Só os crimes imputados pelo Ministério Público ao desembargador Vaz das Neves e a outros coautores é que vão ser julgados. Ainda, a falência do banco norte-americano Sillicon Valley Bank.
Operação Lex

Operação Lex terá dois julgamentos

Só os crimes imputados a Vaz das Neves, Rui Rangel e José Veiga em regime de co-autoria serão julgados pelo Supremo. Luís Filipe Vieira e restantes crimes de Rangel e Veiga julgados na 1.ª instância.
Operação Lex

"Operação Lex": António Latas preside a julgamento

António Latas vai presidir ao julgamento da "Operação Lex", que tem como arguido Luís Filipe Vieira. Sénio Alves e Eduardo Loureiro declararam impedimento por já terem estado envolvidos no processo.
Operação Lex

Vieira e Rangel vão ser julgados: os argumentos

Decisão de 1064 páginas assinada pelo juiz conselheiro Sénio Alves refere que relação mantida entre ex-presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e juiz da Relação Rui Rangel não é "tolerável".
Noticiário

18h. Lex. Todos os arguidos vão a julgamento

Neste jornal, a decisão instrutória sobre a Operação Lex, no âmbito da qual todos os arguidos vão a julgamento, como Rui Rangel e Luís Filipe Vieira. E ainda o pedido de desculpas de Costa a Moedas.
Noticiário

15h. Trânsito cortado na rua da Prata em Lisboa

A circulação está cortada a peões e veículos não se sabe quando vai ser retomada nem o que terá causado o abatimento. Ainda, decorre a esta hora a leitura da decisão instrutória da Operação Lex.
Operação Lex

Operação Lex. Será decidido quem vai a julgamento

No debate instrutório, o MP defendeu a ida a julgamento dos cinco arguidos que requereram abertura de instrução. A decisão do processo Operação Lex é esta sexta-feira proferida.
Noticiário

20h. Manuel Pinho fica sem pensão de 17 mil euros

Ministério Público realizou buscar à casa do antigo ministro e apreendeu bens como garrafas de vinho e quadros. Ainda, arguidos da Operação Lex ficam a saber no dia 16 de Dezembro se vão a julgamento.
Noticiário

14h. Lex. MP pede para Vieira ir a julgamento

Antigo presidente do Benfica é acusado em coautoria de um crime de recebimento indevido de vantagem. Na Ucrânia, a bandeira da Rússia desapareceu "misteriosamente" do edifício municipal em Kherson.
Operação Lex

MP pede que Luís Filipe Vieira seja julgado

Luís Vaz das Neves pediu para fazer uma declaração antes da sessão do debate instrutório. Luis Filipe Vieira diz que não pediu nada a Rui Rangel, mas MP defende que deve ir a julgamento.
Operação Lex

Operação Lex. Debate começa esta quinta

A sessão de debate introdutório da Operação Lex, com 17 arguidos, deverá ser antecedida por uma declaração do arguido Luís Vaz Neves, que entregou um requerimento dirigido ao juiz de instrução.
Operação Lex

Debate instrutório da Operação Lex a 3 de novembro

Na semana passada, teve início a fase de instrução do processo Operação Lex com a inquirição de testemunhas arroladas pelo vice-presidente do Benfica Fernando Tavares e pelo advogado Jorge Barroso.
Operação Lex

Luís Filipe Vieira "não cometeu crime nenhum"

Raul Soares da Veiga, advogado do ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, defende a inocência do seu cliente e diz que a acusação do Ministério Público "não tem fundamento".
Operação Lex

Operação Lex. Instrução arranca ao fim de 2 anos

A instrução da Operação Lex arranca no Supremo Tribunal de Justiça com a audição das primeiras testemunhas. Em causa no processo estão os crimes de corrupção passiva e ativa para ato ilícito.
Operação Lex

Instrução arranca dois anos após acusação do MP

As testemunhas vão ser ouvidas arrancando a instrução da Operação Lex. Em causa estão crimes de abuso de poder, corrupção, branqueamento e usurpações de 17 arguidos.
Operação Lex

Operação Lex: instrução vai ter lugar no STJ

O MP considerou que "não é compreensível, nem razoável" que um processo com o "melindre" da Operação Lex seja "espartilhado" para prosseguir a dois ritmos, em diferentes tribunais.
Operação Lex

Ex-presidentes da Relação de Lisboa suspensos

Conselho Superior da Magistratura suspendeu Luís Vaz das Neves e Orlando Nascimento, os ex-presidentes da Relação de Lisboa suspeitos de envolvimento na distribuição fraudulenta de processos.
Rui Rangel

Duarte Lima. Recurso entregue sem sorteio a Rangel

A decisão sobre este recurso distribuído de forma manual a Rui Rangel viria a resultar numa redução da prisão aplicada a Duarte Lima de dez para seis anos e ainda no levantamento do arresto de bens.
Operação Lex

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves reclama inocência

"Não se justifica qualquer processo disciplinar porque nenhuma infração disciplinar foi cometida, pelo que o processo (disciplinar) deve ser arquivado", alegou Vaz das Neves.
Operação Lex

STJ recusa levantar arresto de bens a ex-juízes

Os recursos dos ex-juízes desembargadores e arguidos no processo "Operação Lex" Rui Rangel e Fátima Galante, que contestavam o arresto dos seus bens, foram rejeitados pelo Supremo Tribunal da Justiça.
Operação Lex

Lex. PJ vigiou jantar de Vieira e Rangel em 2017

De acordo com o Correio da Manhã, os inspetores da PJ aperceberam-se do jantar através de escutas telefónicas e fizeram-se passar por clientes para testemunhar refeição no restaurante.
Operação Lex

Lex. Juiz Orlando Nascimento está de volta

O juiz que foi investigado no âmbito da operação Lex, e que se demitiu da presidência do Tribunal da Relação de Lisboa, pediu para voltar a analisar processos. Presidente do tribunal aceitou.
Tribunais

Juízes querem reforçar transparência na Justiça

A Associação Sindical de Juízes propôs ao Conselho Superior da Magistratura a discussão em plenário de um conjunto de propostas que visam aumentar o escrutínio dos magistrados.
Operação Lex

Lex. Reclamações de Rangel e Galante rejeitadas

Os juízes são arguidos no processo-crime Operação Lex, tendo sido sancionados com uma demissão e a aposentação compulsiva, decisões das quais recorreram para o Supremo Tribunal.
Supremo Tribunal de Justiça

Bacelar Gouveia e Orlando Nascimento fora do STJ

Bacelar Gouveia não entrou para o Supremo porque a quota de juristas de mérito estava completa. Orlando Nascimento ficou em 38.º lugar num concurso para oito vagas.
Tribunal Da Relação De Lisboa

Guilhermina Freitas é a nova presidente da Relação

Nova líder da Relação de Lisboa foi eleita com maioria absoluta à primeira volta. Eleição representa um corte com a linha de Vaz das Neves e de Orlando Nascimento.
Justiça

O Estado português é um bando de salteadores?

Ao Chefe de Estado cabe assegurar o funcionamento das instituições que garantem o Estado de Direito, bem como zelar pelo bom nome da justiça portuguesa.
Operação Lex

Ordem apresenta queixa contra Rui Rangel

A Ordem dos Advogados decidiu ainda pedir aos conselhos de deontologia da Ordem dos Advogados a averiguação de eventuais práticas ilegais por parte de causídicos envolvidos na Operação Lex.
Operação Lex

Operação Lex. Vaz das Neves nega benefícios

O juiz Vaz das Neves refere que o crime de corrupção de que é acusado resulta de, alegadamente, ter "intencionalmente proporcionado que outros beneficiassem", reafirmando que esse facto é mentira.
Operação Lex

Ex-presidente da Relação travou acusação de casal

Informado pelo MP de que Rangel e Galante partilhavam informações sobre processos, Orlando Nascimento não apresentou queixa-crime. Dois anos depois, casal está acusado e ex-presidente sob investigação
Operação Lex

Rangel, Galante e o amigo que era "testa de ferro"

Rangel e Galante teriam empresas paralelas às suas funções de juízes — uma atividade proibida e que "mantiveram oculta". Santos Martins, advogado, teria a tarefa de lhes fazer chegar os rendimentos.
Corrupção

Operação Lex vs Patuleia. A evolução da Justiça

Fátima Galante foi protegida com unhas e dentes pelos seus pares nos anos 90 quando foi acusada de corrupção pela 1.ª vez. 23 anos depois Galante foi obrigada a reformar-se e Rui Rangel foi expulso.
Operação Lex

Como Rangel e a mulher viciaram o sistema judicial

A mulher de Rui Rangel terá recebido 100 mil euros para decidir um recurso. É a verdadeira autora do único acórdão que deu uma vitória a Sócrates. E também da decisão que reduziu a pena a Duarte Lima.
Operação Lex

O papel de três mulheres no "esquema" de Rangel

Fátima Galante, Rita Figueira e Bruna Amaral têm em comum uma relação com o juiz Rui Rangel, mas para o MP não são apenas assuntos da vida pessoal. Pelas suas contas circularam milhares de euros.
Operação Lex

Lex. A pressão de Vieira e as exigências de Rangel

MP diz que, enquanto o presidente do Benfica insistia para resolver um processo, Rangel ia recebendo bilhetes para jogos. E terá ameaçado: sem lugar na tribuna da Luz, ficava “sem vontade” de ajudar.
Operação Lex

Bastonário pede sindicância a Tribunal de Relação

Luís Menezes Leitão sublinhou que "a situação é muito grave e pode haver muitos cidadãos lesados", pelo que reiterou a necessidade de intervenção do Conselho Superior de Magistratura.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.