Rádio Observador

Ford

Portugal tem melhor estrada europeia para conduzir, diz Ford

604

Os americanos da Ford estão apostados em encontrar as “Melhores Estradas da Europa para Conduzir”. Já passaram por 10, mas nenhuma os impressionou tanto quanto a “serpenteante Estrada Nacional 304”.

“A serpenteante Estrada Nacional 304 pode ser a melhor estrada da Europa. É larga, tem uma superfície perfeita, oferece curvas bem ritmadas e vistas incríveis. Melhor do que isso, é o facto de poucos condutores a utilizarem.” Este é o veredicto da Ford, com os americanos a colocarem, para já, a via que atravessa parte do Parque Natural do Alvão, no norte, no topo da sua classificação: 57 pontos de um máximo de 60.

Estrada País Pontuação 
Transfagarasan Highway Roménia 51
North York Moors Inglaterra 54
C462, Catalonia Espanha 56
D526, 926, The Alps França 55
B500, The Black Forest, Alemanha 51
MA10, Mallorca Espanha 53
Atlantic Ocean Road Noruega 53
Via Campocatino Itália 53
Mountain Road Ilha de Man 56
N304 Portugal 57

O vídeo sobre a passagem dos americanos por Portugal é o 10.º da série de programas “Europe’s Greatest Driving Roads”, iniciativa que se destina a encontrar o melhor percurso para desfrutar do prazer de conduzir. O Ford Focus ST que andou a explorar as estradas lusas tinha aos comandos o jornalista britânico Steve Sutcliffe, que não só se mostrou siderado pela envolvente, como impressionado com a ausência de tráfego. “Ao longo dos três dias de filmagens, apenas vimos uns 20 outros automóveis a percorrê-la”, confessou surpreendido. Segundo ele, “a desafiante e um tanto sinuosa N304 não é pêra doce para muitos, mas para condutores experientes é um percurso inesquecível”, sobretudo partindo de Aveção do Cabo para atravessar o Parque Natural do Alvão.

Portugal arrecada a pontuação máxima em quatro das seis categorias avaliadas, nomeadamente Factor Emoção, Hospitalidade, Cenário e Comes & Bebes, com a equipa americana a elogiar os hotéis de “boa qualidade e baixo custo”, a par de “excelentes pequenos cafés tornam este cenário em Portugal num fantástico ponto de fuga para simples viajantes”. Destaque ainda para as quedas de água ao longo do percurso e para o rio Olo. Definitivamente, um convite para uma escapadinha…

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)