A startup bracarense Automaise levantou 500 mil euros de investimento numa primeira ronda liderada pela Bright Pixel em parceria com a Armilar Venture Partners. Este dinheiro vai ser aplicado no desenvolvimento da plataforma de inteligência artificial e na internacionalização, diz a empresa em comunicado.

Com este investimento a Automaise quer expandir a equipa e recrutar “especialistas em inteligência artificial, desenvolvimento de software e marketing, para se juntarem à sua equipa atual de dez pessoas”.

A Automaise foi fundada em 2017 e está incubada na Startup Braga. A empresa criou uma plataforma que permite a criação rápida de assistentes digitais com recurso a inteligência artificial para automatizar tarefas a outras empresas nas áreas da banca, seguros, retalho, telecomunicações, transporte e logística. Os assistentes digitais da startup prometem facilitar o trabalho de “gestão de contas bancárias através da automatização de várias tarefas rotineiras, simulação de pacotes integrados de serviços para seguradoras e telecomunicações, seguimento e alterações de encomendas, sistemas de ticketing, redes sociais”, entre outros.

Relativamente a este investimento, Ernesto Pedrosa, presidente executivo e cofundador da Automaise, afirmou: “A plataforma da Automaise é desenvolvida em Braga para o mundo e a Bright Pixel e a Armilar Venture Partners vêm, deste modo, apoiar a nossa estratégia de internacionalização ao nível da mentoria e da alavancagem junto da sua rede, que estamos convictos que permitirá projetar a nossa solução além-fronteiras”. Além disso, o responsável da empresa afirma que espera que, até 2025, a empresa cresça “30% ao ano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já Alexandre Teixeira Santos, cofundador e responsável pela área de investimentos da Bright Pixel, refere: “a Automaise enquadra-se no nosso mandato pois explora uma tecnologia emergente e cada vez mais relevante no mundo empresarial (inteligência artificial), que atravessa múltiplos setores de atividade e que nos parece fundamental para os processos de automatização e ganhos de eficiência nas empresas”.

A startup destacou-se pela sua equipa experiente, mas também pela sua visão ambiciosa e inspiradora que tem para este projeto. Vemos na Automaise uma ótima oportunidade de criar sinergias, pois vemos o muito valor que lhes podemos acrescentar, assim como eles a nós”, diz Alexandre Teixeira dos Santos, da Bright Pixel.

Pedro Ribeiro Santos, sócio da Armilar Venture Partners, acrescenta: “Reconhecemos na Automaise uma grande capacidade de aplicar tecnologias muito sofisticadas, no campo da Inteligência Artificial, processamento de linguagem e treino de redes neuronais, na resolução eficaz de um problema de negócio muito relevante para as empresas nos dias de hoje”.

A Bright Pixel é um projeto que nasceu em abril de 2016 com o objetivo de investir em projetos tecnológicos. Tem um fundo de oito milhões de euros para investir em startups. A Armilar Venture Partners um fundo de investimento independente que investe em empresas também nesta área em empresas novas empresas. Atualmente, a Armilar tem um total 260 milhões de euros em cinco fundos para investir  em startups na Europa e nos Estados Unidos da América.