Rádio Observador

Inovação

À segunda foi de vez: Franky Zapata atravessou o Canal da Mancha

148

A primeira tentativa falhada não demoveu Franky Zapata que, este domingo, conseguiu finalmente atravessar o canal na prancha que criou. A viagem de 22 minutos foi finalizada com sucesso.

Sylvain Lefevre/Getty Images

A 25 de julho, 110 anos depois do aviador Louis Blériot sobrevoar pela primeira vez o Canal da Mancha, Franky Zapata tentou o mesmo feito a bordo do veículo aéreo que criou. À data, Zapata caiu na água quando tentava atravessar os cerca de 35 quilómetros que separam o Reino Unido da França. Se na altura o piloto tentou atravessar o Canal da Mancha e falhou, agora a história é outra: à segunda tentativa o inventor e empresário francês de 40 anos percorreu a referida distância em 22 minutos.

O campeão mundial de jet ski e também estrela do desfile militar do passado dia 14 de julho em Paris atravessou o Canal da Mancha com sucesso em cima da prancha voadora, concretizando por fim um sonho na manhã de domingo. A breve viagem aconteceu a uma velocidade de 170 quilómetros por hora e fez-se a uma altitude de 15 a 20 metros acima do nível do mar. O El País fala em “proeza desportiva e tecnológica” misturada com espetáculo. Há três anos que o francês, oriundo de Marselha, estava a preparar o desafio juntamente com uma equipa de três engenheiros.

Assim que aterrou em Saint Margaret’s Bay, Franky Zapata admitiu estar cansado e a precisar de férias. Aos jornalistas presentes disse também que nos últimos cinco quilómetros da viagem de domingo, à medida que via a costa a aproximar-se, sentiu “um grande prazer”. A primeira tentativa de sobrevoar o Canal da Mancha aconteceu há cerca de 10 dias, a 25 de julho: Zapata caiu na água no momento em que tentava reabastecer a sua prancha voadora. Para esta segunda volta, Zapata e a equipa dedicaram-se ao projeto durante uma semana a tempo inteiro.

A viagem foi feita na Flyboard Air, da autoria de Zapata. A prancha voadora é uma invenção de alta tecnologia que impulsiona o passageiro no ar graças aos motores a jato que funcionam com óleo de parafina. Pode atingir uma altitude de até 3.000 metros e uma velocidade de quase 200 quilómetros por hora. Está equipado com cinco motores que regulam o impulso e a estabilidade, já antes escreveu o Observador.

Em plena celebração do Dia de França, o homem natural de Marselha foi convidado a mostrar as capacidades do seu “moderno e inovador exercício”, escreveu Emmanuel Macron no Twitter. Franky Zapata voou a 30 metros do desfile militar no seu Flyboard Air, que o governo francês ajudou a financiar.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)