787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu bebé após grávida ser transferida para Lisboa por falta de incubadoras em Faro

Este artigo tem mais de 4 anos

Uma grávida numa situação de risco foi desviada do Hospital de Faro para o Amadora-Sintra por falta de incubadoras. Ministério diz acompanha situação e que foram seguidos procedimentos adequados.

Hospital de Faro já não tinha incubadoras disponíveis e grávida foi transportada de ambulância
i

Hospital de Faro já não tinha incubadoras disponíveis e grávida foi transportada de ambulância

LUÍS FORRA/LUSA

Hospital de Faro já não tinha incubadoras disponíveis e grávida foi transportada de ambulância

LUÍS FORRA/LUSA

Uma grávida com 32 semanas de gestação foi transportada no dia 2 de agosto de Faro para a Amadora porque os médicos entenderam ser necessário provocar o parto à mulher de 23 anos. Como todas as incubadoras do Hospital de Faro estavam ocupadas, a grávida teve de ser transportada para o Hospital Amadora-Sintra e, de acordo com o Correio da Manhã, o bebé acabou por morrer minutos depois do parto, que ocorreu na manhã seguinte.

Por outro lado, uma fonte do hospital disse ao jornal Público que o bebé morreu três horas depois do parto por cesariana. “A mãe chegou às 22 horas do dia 2 de Agosto, transferida do hospital de Faro, tendo a cesariana sido realizada à 09H00 do dia 3. A morte do bebé foi declarada três horas depois”, precisou ao mesmo jornal.

O Ministério da Saúde, em resposta enviada ao Observador e a outros órgãos de informação, diz que “tem estado a acompanhar a situação e teve conhecimento, juntos dos hospitais, de que foram seguidos todos os procedimentos de cuidados de saúde adequados“. A tutela acrescenta ainda que “lamenta profundamente o falecimento do bebé”.

“O desfecho, com a morte do bebé, poderia ter sido o mesmo no Algarve”. 15 respostas sobre o caso da grávida transferida para Lisboa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não existe, para já, qualquer informação pública sobre se a viagem diminuiu as hipóteses de sobrevivência do bebé, na mesma medida que são desconhecidas as razões da indisponibilidade de incubadoras no Hospital de Faro. O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (que gere o hospital de Faro) explica que neste caso “após avaliação clínica e cumprindo o protocolo definido para situações semelhantes, procedeu ao envio da utente para o Hospital Amadora-Sintra, tal como definido nas redes de referenciação hospitalar”. O Amadora-Sintra é a 290 quilómetros de Faro.

Sobre o porquê da transferência o CHUA explica que “à data, a Unidade de Neonatologia da Unidade Hospitalar de Faro, a única unidade altamente diferenciada na prestação de cuidados neonatais integrada no CHUA, encontrava-se com a sua capacidade de internamento lotada, pelo que a grávida foi encaminhada, em condições de segurança e monitorização adequadas, para o HFF [Amadora-Sintra]”.

O processo foi iniciado porque a grávida tinha sintomas de pré-eclâmpsia, o que colocava em risco a mãe e o bebé, o que fez com que os médicos avançassem para um parto prematuro. A mulher teve então de viajar de ambulância de Faro para o Amadora-Sintra, onde, segundo o Correio da Manhã, terá chegado às 22h00. O parto ocorreu, por cesariana, no dia seguinte, a 3 de agosto, e o bebé acabou por morrer.

Entretanto, o Hospital de Faro decidiu abrir um inquérito ao caso. A presidente do Conselho de Administração do hospital confirmou ao Público a abertura do processo, frisando que a equipa responsável “fez aquilo que tinha de ser feito”. O bastonário da Ordem dos Médicos já tinha pedido que fosse “investigado totalmente” o caso.

Ministério Público abre inquérito à morte de recém-nascido no hospital Amadora-Sintra

PSD: “É óbvio que o Estado falhou”

O deputado do PSD e cabeça de lista no Algarve às próximas legislativas, Cristóvão Norte, já reagiu através de um post no Facebook, onde escreve “uma coisa destas não pode nunca acontecer”. Para o deputado do PSD este caso “é o resultado da perda que se verifica no Algarve”. E acrescenta: A maternidade em Portimão não existe e a neonatologia em Faro não responde. Lamento dizer que estamos a falhar com as mães e os bebés, em perigo muitas vezes”.

Em declarações à rádio Observador, Cristóvão Norte afirmou que “é óbvio que o Estado falhou. E falhou não por falta de aviso”. O deputado critica que há “uma maternidade de Portimão que só existe no papel e um o serviço de neonatologia em Faro que está a rebentar pelas costuras”, isto tem feito com que “muitas grávidas e bebés” sejam “colocados em risco porque tinham de ser enviados para 300 quilómetros de distância e, no caso dos prematuros, essas transferências aumentam exponencialmente o risco.

Cristóvão Norte lembra que estas situações de grávidas terem de ser transferidas acontece com frequência: “Aconteceu há coisa de um mês para Évora, já tinha acontecido algumas vezes para Lisboa. E houve alertas para o Governo. Eu próprio coloquei, mais do que uma vez, a questão da maternidade do Algarve à ministra da Saúde em audições no Parlamento.”

O representante da Ordem dos Médicos no Sul também alertou para os problemas que trazem o facto de as maternidades do país estarem todas a funcionar a meio gás.

Maternidades do sul a meio gás e grávidas “saltam de hospital em hospital”

Notícia atualizada às 12h29 com resposta do Ministério da Saúde sobre o assunto.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora