Rádio Observador

Novo em Folha

Um homem na lua e centenas de mulheres incríveis na Terra

De Buzz Aldrin a um leque de artistas, sem esquecer as fotos de Tim Walker. Está tudo em “Novo em Folha”, a rubrica que sugere novos coffe table books para folhear e decorar.

Great Women Artists

São 450 ilustrações e outras tantas páginas, numa edição da Phaidon já em fase de pré-encomenda (chega oficialmente ao mercado a 25 de setembro), para que possa ir alimentando a lista de desejos antes mesmo do fim do verão. No total, o volume abarca cinco séculos de criatividade no feminino, com trabalhos de mulheres oriundas de mais de 50 países, refletindo uma força que ganha peso e valor em museus, galerias e no mercado da arte. Da afroamericana baseada em Nova Iorque Nina Chanel Abney à sérvia Marina Abramovich, uma diversidade para descobrir.

Buzz Aldrin. A Man on the Moon

O preço quase que dava para ir à lua e voltar, mas afinal de contas um dia não são dias, muito menos como aquele que nos devolve a 1969. A edição especial da Taschen, já antecipável, situa-se nos 4 mil euros e promete um souvenir único com a assinatura de Buzz Aldrin, um dos astronautas da famosa missão Apollo 11. A revisitação dos 50 anos da efeméride prolonga-se ano fora, desta feita com uma série limitada e numerada de 475 cópias para uma pitada de fine art lunar, com algumas das imagens mais memoráveis recolhidas durante os 90 minutos que permaneceu na superfície da lua.

Legaspi: Larry Legaspi, the 70s, and the Future of Fashion

Os seus looks definiram em absoluto muitas das performances que marcaram a cena musical dos anos 70. Dos KISS a George Clinton, passando por Parliament e, claro, pelo devastador furacão Grace Jones, boa parte do trabalho do icónico designer, que morreu de SIDA em 2001, está ainda por explorar. Larry Legaspi, os anos 70 e o futuro da moda é o título da obra com edição Rizzoli e assinatura de outro peso pesado da moda, Rock Owens, que promete suprir lacunas nesta história visual. Está à venda desde 3 de setembro.

Tim Walker: Shoot for the Moon

Para os fãs de fotografia, os caminhos no final do mês irão dar ao museu londrino Victoria&Albert, para aquela que será a muito antecipada exposição sobre o visionário fotógrafo Tim Walker, com inauguração prevista para 21 de setembro. Mas antes desse momento, e à distância de um clique que formaliza a aquisição da obra, pode contar com a monografia dedicada ao imaginário e universo fantástico com que nos fez ver a moda. A edição, com selo Thames&Hudson, faz pontaria à máxima de Norman Vincent Peale, segundo o qual vale sempre a pena disparar em direção à lua (na pior das hipóteses, a de falhar, ficar-se-á pelo menos entre as estrelas).

Lagerfeld: The Chanel Shows

Mais uma incursão na moda, agora com o alto patrocínio da maison Chanel e com as imagens mais emblemáticas dos desfiles que tiveram o dedo e a alma do criador alemão Karl Lagerfeld, depois de uma ligação de mais de 30 anos interrompida apenas pela morte do último kaiser da moda. A edição é uma aposta da Rizzoli que recupera assim a magnificiência dos sets pensados pelo designer (que chegariam até si durante o sono, como chegou a confessar). Os mundos encantados de Karl, até essa derradeira marca no Grand Palais, que então, já duas semanas depois da sua morte, se converteu numa estância alpina, são fotografados pelo fotógrafo inglês Simon Procter.

“Novo em Folha” é uma rubrica que sugere edições recentes de coffe table books para folhear e decorar 

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mrsilva@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)