Houve pessoas de todas as idades — famílias inteiras até —, mas a grande maioria daquelas que saíram à rua esta sexta-feira em protesto pelas alterações climáticas eram composta por jovens. Por isso, não é de estranhar que as manifestações tenham ido parar às redes sociais. As fotografias das longas marchas e dos cartazes com frases de luta inundaram o Facebook, o Instagram e o Twitter.
PSP retira à força ativistas do clima que cortaram Av. Almirante Reis em Lisboa. Há um detido
Os políticos não foram exceção. O primeiro-ministro, António Costa, partilhou algumas fotografias da greve climática no Twitter. “Os jovens que hoje saíram à rua, em #Portugal e em todo o mundo, inspiram-nos a agir para construir um futuro mais sustentável. O seu ativismo é um sinal de esperança, para que deixemos às novas gerações um planeta mais verde”, escreveu na publicação.
Os jovens que hoje saíram à rua, em #Portugal e em todo o mundo, inspiram-nos a agir para construir um futuro mais sustentável. O seu ativismo é um sinal de esperança, para que deixemos às novas gerações um planeta mais verde. #greveclimática #climatestrike pic.twitter.com/0XJpaLRH5Q
— António Costa (@antoniocostaps) September 27, 2019
Catarina Martins que se juntou durante pouco mais de cinco minutos a uma manifestação pelo clima em Braga, também partilhou no Twitter fotografias desse momento. “Não podemos continuar a desprezar as alterações climáticas cada vez mais evidentes. É a hora da mudança e o Bloco tem um plano”, lê-se na publicação onde a coordenadora do Bloco de Esquerda partilha depois o programa do partido.
Não podemos continuar a desprezar as alterações climáticas cada vez mais evidentes. É a hora da mudança e o Bloco tem um plano: https://t.co/ujrKSjChwi pic.twitter.com/ZWd3qwN4q4
— Catarina Martins (@catarina_mart) September 27, 2019
Veja, na fotogaleria acima, algumas das imagens partilhadas por utilizadores das redes sociais.
[Em Lisboa, no Porto e em 170 países. As imagens de um protesto que pôs o mundo na rua]