Desde 2016 que o Organii Ecomarket leva a cabo a árdua tarefa de persuadir lisboetas (e não só) a adotar um estilo de vida mais saudável, mas também mais sustentável, tendo em conta o meio ambiente. Mas também desde 2016 que este mercado verde não para de crescer. No próximo fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, o evento regressa a Marvila e sem correr o risco de ter mais olhos que barriga. A comida ganhou espaço no programa, que continua a ser pensado para toda a família.

Cerâmicas Margarida Fabrica, uma das marcas presentes no mercado

Será a quarta edição do mercado, mas a primeira a dividir o espaço (o Armazém 16) em seis temas: Beleza, Casa, Bem-estar, Desperdício Zero, DIY Famílias e Alimentação Saudável. Da moda à decoração, este é o espaço para encontrar produtos feitos a partir de matérias-primas orgânicas, bem como marcas com preocupações ambientais. As cerâmicas de Margarida Fabrica, a cestaria da Jinja, os têxteis da Mazurca e da Teresa Gameiro, a moda infantil da One of Us, as malas da António, os utensílios de cozinha da Nó Woodwork e os brinquedos da So-So Store — é esta amostra de uma seleção de marcas e artesãos que privilegiam a produção manual.

Do lado da alimentação, aumentam as opções. Yougurt Nest, Ema-cru, Gopal Vegan Cheese, Casa do Bosque, Quinta do Arneiro e a The Paleo Kitchen são alguns dos projetos de comida vegana, biológica ou simplesmente saudável que estarão presentes no mercado, aos quais se junta uma agenda de showcookings. Durante os dois dias, haverá sessões dedicadas a pequenos-almoços, ingredientes verdes, fermentação de alimentos, sobremesas veganas e sabores do mundo, entre outros temas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A oficina de tricot salta diretamente do último Ecomarket para a quarta edição © Divulgação

Existe uma programa que convida todas as idades — o DIY Famílias — e neste os temas vão variar entre tricot, modelagem manual, bordados, meditação e ainda aulas sobre o efeito dos resíduos de plástico nos oceanos, estas dadas pelo Oceanário de Lisboa. O palco principal do evento fica reservado às palestras e aí o leque de temas é para lá de vasto, da saúde intestinal à felicidade, passando pela moda sustentável, pela reciclagem e por um guia para melhor cuidar das plantas que temos em casa. Num segundo palco, as conversas vão ser outras. No Espaço Organii (a loja que organiza o mercado desde a primeira edição) vai falar-se sobre beleza e bebés.

O quê? Organii Ecomarket
Quando? Dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 20h
Onde? Armazém 16, Rua Pereira Henriques, 1 (Lisboa)
Quanto? Bilhete de dois dias com goodie bag 10 euros (à venda em Organii.com); bilhete individual 2 euros