Kids Market nas Cavalariças do Pestana Palace

Rua Jau, 54 (Lisboa). Sábado, das 10h às 19h, e domingo, das 10h às 18h

Para quem antecipa as compras de Natal até mais não: esta nova edição do Kids Market traz 70 boas razões para começar já a fazer compras. É esse o número de marcas portuguesas presentes no evento, que acontece durante o fim de semana nas Cavalariças do Pestana Palace. Da moda feminina aos artigos de criança, passando pelos acessórios e pela decoração, opções não vão faltar. Além das compras, a 16ª edição do mercado volta a ter uma vertente solidária. A totalidade do valor das entrada — um euro por pessoa — reverte para a Make-a-Wish.

Brunch no Sheraton Resort Cascais

Rua das Palmeiras, lote 5 (Cascais). Todos os domingos, das 12h30 às 16h

Para quem o brunch é a única refeição possível durante o fim de semana: partilhar é a palavra de ordem deste novo menu, elaborado pelo chef Pedro Rebelo dos Santos. Esqueça as doses individuais porque o novo brunch do hotel Sheraton, em Cascais, é composto por tábuas de degustação coletiva, a começar pela chamada tábua de pequeno almoço, que leva à mesma uma seleção de queijos, charcutaria, pães, panquecas, cogumelos e ainda iogurte, granola e frutos vermelhos. Mas isso é só o começo. Segue a tábua de entradas, com três opções de crostinis salgados e três saladas. Na tábua de quentes, as opções são dignas de horário de almoço. O brunch termina com a tábua de sobremesas. Esta vem com arroz doce, mousse de chocolate e tartelete de limão e framboesa, entre outras iguarias. O sumo do dia acompanha a refeição. No final, há chá ou café à disposição. O preço é de 29 euros por pessoa, 14,50 euros para crianças dos 5 aos 9 anos (as mais pequenas não pagam). A reserva prévia é aconselhável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

São Martinho Mayor na Lx Factory

Rua Rodrigues Faria, 103 (Lisboa). Sábado, a partir das 15h

Para quem cumpre a tradição, desde que seja cool: castanhas, vinho e música — a tradição continua a ser o que era, pelo menos no que depender deste magusto lisboeta. Samuel Úria é o anfitrião musical desta festa organizada pela Adega Mayor, mas levará os seus convidados até à Lx Factory. Falamos de Joana Espadinha, de Luca Argel e de Desbundixie. A entrada é gratuita e as receitas do evento revertem a favor da Associação Conversa Amiga.

Trufas Brancas no Ritz Four Seasons

Rua Rodrigo da Fonseca, 88 (Lisboa). Durante o mês de novembro

Para quem não olha a gastos para provar os fungos da época: eis que o hotel Ritz entra oficialmente na época da trufa branca. Esta iguaria, vinda da região italiana de Alba, está no centro de um novo menu, preparado em especial para o mês de novembro. Tome nota: vieira salteadas com noz-pecã, cogumelos girolles e trufa branca, tagliolini de parmesão e trufa branca, vitela de leite confit, topinambour rosa e… trufa branca e trufa com gelado de fava tonka e caramelo com flor de sal. Impressionado? Enquanto houver deste ingrediente estrela, o menu, disponível ao almoço e ao jantar será servido. Custa 190 euros por pessoa, embora os pratos também possam ser pedidos à carta.

Inaugurações Simultâneas na Miguel Bombarda

Rua Miguel Bombarda e arredores (Porto). Sábado, das 16h às 20h

Para quem faz questão de cumprir com a quota cultural: as últimas Inaugurações Simultâneas de 2019 chegam com cheirinho a castanhas, visitas guiadas e música. Na mesma tarde em que uma das zonas mais criativas do Porto celebra o São Martinho, convidam-se DJs passar música nas ruas, inauguram exposições de arte, enquanto outros artistas orientam oficinas. Nas lojas, ressaltam as novas coleções. É bom que haja impermeáveis ou, pelo menos, chapéus de chuva. É que o fim de semana adivinha-se chuvoso. A entrada é livre.

Programa de Inverno no The Vintage House

Rua António Manuel Saraiva, 4 (Pinhão). Até 31 de março de 2020

Para quem aprecia a vida no campo: à beira Douro, a proposta é bem diferente, em conforto e em orçamento. A 1 de novembro, o cinco estrelas The Vintage House inaugurou o seu Programa de Inverno, uma proposta de fim de semana (no mínimo) que inclui jantar no restaurante Rabelo, tapas servidas junto à lareira e uma visita guiada pelas vinhas e lagares e com direito a prova de vinhos do Porto. Tem o resto do outono e um inverno inteiro para pensar no assunto. Os preços começam nos 135 euros por noite.

Retratos de Cartier-Bresson na Alfândega do Porto

Rua Nova da Alfândega (Porto). De segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado e domingo, das 10h às 20h. Até 20 de abril de 2020

Para quem gosta de olhar para coisas bonitas: são 121 trabalhos daquele que é considerado um dos grandes mestres do retrato. Henri Cartier-Bresson captou, ao longo de 70 anos de carreira, os rostos da era mais dourada de Hollywood e não só, de Marilyn Monroe a Martin Luther King. Agora, uma amostra significativa da sua obra está em exposição na Alfândega do Porto. Em paralelo, os portugueses Luís Nobre, Pedro Mesquita, André Boto e Diogo Borges apresentam também imagens dos mesmos lugares que Cartier-Bresson fotografou em 1955, na sua passagem pelo Porto. O bilhete custa 10 euros (com descontos aplicáveis). Crianças entre os 5 e os 11 anos pagam apenas cinco euros.

Marilyn Monroe por Henri Cartier-Bresson © Henri Cartier-Bresson/Magnum

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne, todas as semanas, as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.