290kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Jesus chegou, viu e imitou os feitos das equipas de Pelé e Zico. E agora? Recordes, Mundial e sonho europeu

Este artigo tem mais de 1 ano

Jesus tem quatro jogos para bater (mais) recordes no Campeonato e irá preparar depois o Mundial de Clubes. Com contrato até julho de 2020, Flamengo quer renovar mas técnico mantém sonho europeu.

Jorge Jesus liderou Flamengo em campo, Jorge Jesus também soube liderar o Flamengo fora dele (e cantou e dançou com os jogadores no cortejo)
i

Jorge Jesus liderou Flamengo em campo, Jorge Jesus também soube liderar o Flamengo fora dele (e cantou e dançou com os jogadores no cortejo)

Getty Images

Jorge Jesus liderou Flamengo em campo, Jorge Jesus também soube liderar o Flamengo fora dele (e cantou e dançou com os jogadores no cortejo)

Getty Images

Jorge Jesus conquistou o Flamengo, o Flamengo conquistou Jorge Jesus. Ponto assente. Se o clube trata o técnico como um verdadeiro Deus em todas as suas plataformas e declarações, a festa que se viveu este domingo entre a Candelária e a Avenida Presidente Vargas reforçou (se fosse preciso) essa ligação umbilical que se tornou eterna a partir do momento em que os rubro-negros conquistaram a Taça dos Libertadores e o Campeonato. Jesus é o herói do momento, o Flamengo voltou a ser o clube do momento. Neste cenário, como será o futuro?

Cantou, dançou e foi o rei da festa. “Achavam que era só mais um mas não sou só mais um”, diz Jesus

O Mengão terá na próxima quarta-feira o encontro mais complicado desde que Jorge Jesus chegou ao comando. E o próprio treinador sabe isso mesmo por uma razão simples, que não o valor do adversário (Ceará): pela primeira vez, o maior adversário do Flamengo vai ser o próprio Flamengo e o ambiente de completa euforia que viveu nas últimas horas. De festa em festa, o Maracanã vai ser um prolongamento da festa. Com mais ou menos golos que sejam ou não marcados, acabará em festa. Mas as últimas quatro jornadas do Campeonato terão vários outros registos que poderão ampliar ainda mais a campanha de sonho do treinador na presente época.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sonho que nem nos melhores sonhos o sonhador Jesus imaginava: Flamengo ganha segundo título em 24 horas

Em termos globais, o Flamengo conseguiu logo à cabeça dois feitos que dispensam muitas mais apresentações: fez aquilo que só a equipa de Zico e companhia tinham feito em 1981 com a conquista da mais importante prova sul-americana de clubes e, em paralelo, imitou o sucesso do Santos de Pelé ao vencer o Campeonato (que na altura era ainda Taça de Brasil) e a Taça dos Libertadores. Antes, tinha batido o registo de vitórias consecutivas do clube no Campeonato e superado a melhor série de encontros seguidos sem derrotas na prova. Mas há mais.

Das peladinhas na rua aos bilhetes grátis para ver a bola: viagem à Venda Nova, terra de Jorge Jesus

A quatro jornadas do final, o Flamengo está a um ponto de ficar com a melhor marca de sempre desde que o Campeonato se disputa no atual formato de 20 equipas a duas voltas (já tem os 81 pontos do Corinthians, em 2015), pode ser o campeão com menos derrotas (tem três, menos uma do que Palmeiras, em 2018, e São Paulo, em 2006) e encontra-se a quatro golos de igualar o melhor ataque de sempre, que pertence ao Cruzeiro em 2013. Até em termos individuais, Gabriel Barbosa – castigado após a expulsão em Porto Alegre com o Grémio – já superou o melhor registo de Zico e está a um golo dos recordes de Jonas (Grémio, 2010) e Borges (Santos, 2011), ao passo que Arrascaeta pode também ficar como o jogador com mais assistências numa só edição.

Ligação do "mister" com os jogadores e modelo de jogo que surpreendeu foram duas das chaves para a campanha de sucesso

AFP via Getty Images

Quatro jogos onde, recordes à parte, haverá também uma preparação para o Mundial de Clubes, que se realiza em dezembro no Qatar. E que tem desde logo uma curiosidade: o Flamengo poderá defrontar nas meias-finais o Al-Hilal, antiga equipa de Jorge Jesus que se sagrou este domingo campeã asiática e que jogará nos quartos com os tunisinos do Espérance de Tunis. No outro jogo que decidirá uma vaga na final, o Liverpool terá pela frente o vencedor da partida entre os mexicanos do Monterrey e o apurado do Al Sadd-Hienghène Sport. Apesar dos encontros pelo meio, o técnico terá algumas semanas de trabalho já a pensar num confronto com o campeão europeu e atual líder da Premier League. Uma vitória, além de histórica, abriria ainda mais portas ao português.

A partir de agora, estamos no ano de dois mil e Jesus (a crónica da final da Libertadores)

“Este clube provou mais uma vez que é único, disseram-me que eram quase quatro milhões nesta avenida… É um amor e uma paixão que contagia e eu já estou contagiado pelo Flamengo. É um troféu importante para o Flamengo mas também para a minha equipa técnica. Eles aqui não têm conhecimento do futebol da Europa, achavam que era só mais um mas eu não sou mais um, provei que não só mais um. A dobradinha era um sonho que trazia na cabeça, é o melhor momento da minha carreira. Vamos lutar contra as consequências destes dias de festa mas é preciso ter prazer em desfrutar a conquista da Libertadores, que é como a Champions na Europa. A porta de Portugal acho que está cada vez mais fechada. E do Flamengo, com grandes clubes europeus? É esse o meu grande objetivo, vou lutar por isso”, comentou em declarações à CMTV após o final da festa este domingo no Rio de Janeiro.

“Era preciso ter arcaboiço para aceitar as críticas dele”; “Era de ficar assustado”; “Intimidava!”. Como era Jesus antes de ser conhecido

Com contrato até julho de 2020, Jesus tem recusado fazer comentários sobre o seu futuro, dizendo apenas que não é o mais importante nesta fase – o que, tendo em conta os recordes que tem para bater no Campeonato e o Mundial de Clubes, faz sentido. No entanto, no final da festa no Rio de Janeiro este domingo, o treinador começou a levantar um pouco a ponta do véu sobre a possibilidade de permanência no Brasil, assumindo que a hipótese de voltar a Portugal é cada vez mais remota mas que o cenário Europa é o mais apetecível (mediante o clube).

Ligação entre Jesus e o Flamengo ficou cada vez mais estreita ao longo do tempo e clube quer renovar

Getty Images,,

Na saída do Benfica para o Sporting, um dos cenários que chegou a ser trabalhado era uma possível passagem pelas Arábias como ponte para o PSG, algo que nunca chegou a colocar-se em termos práticos. Antes, quando estava ainda na Luz, chegou a recusar o AC Milan, E, durante e depois da passagem pelo Al-Hilal, recebeu sondagens e ofertas iniciais da Premier League e de duas seleções. Preferiu rumar ao Flamengo, acreditando que o sucesso que hoje celebra poderia abrir as portas dos projetos que sempre ambicionou e que em Portugal nunca apareceram. E é nesses projetos que vai apostar tudo: uma equipa que lhe apresente a possibilidade de lutar pela Champions.

“Um está ganho, falta o Campeonato. É o título mais importante da minha carreira”. Jorge Jesus, o homem do momento, em modo nonstop

A possibilidade de poder chegar à seleção brasileira é cada vez mais comentada, apesar de não haver sinais de saída de Tite a breve prazo mesmo com uma série de resultados aquém depois da conquista da Copa América. Jesus, que gosta do trabalho diário, não estará muito recetivo à hipótese. Depois, há o cenário de permanência no Flamengo, com um pró e um contra: se é verdade que o técnico está rendido ao clube, à estrutura e aos adeptos com uma simbiose como quiçá nunca teve na carreira, também sabe que será muito complicado repetir cinco meses como aqueles que leva desde que chegou até pela mudança de contexto que irá enfrentar. Mas é na Europa, e nesse clube que apresente capacidade de ambicionar com a Liga dos Campeões, que o português mais vê o seu futuro, assim surja esse convite. Caso contrário, o mais provável é que continue pelo menos mais um ano no Mengão.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.