Uma espécie de distinção de efeitos retroativos que não deixa de ser importante: João Félix recebeu esta segunda-feira, em Turim, o troféu Golden Boy, o prémio atribuído pelo jornal italiano Tuttosport desde 2003 e que destaca o melhor jogador europeu Sub-21 em 2019. O internacional português, que estava na shortlist em conjunto com os brasileiros Rodrygo e Vinícius, ambos do Real Madrid, e ainda o inglês Jadon Sancho, sucede assim ao holandês De Ligt enquanto detentor do troféu.

João Félix viajou de Madrid para Turim acompanhado por Enrique Cerezo, o presidente do Atl. Madrid, e ainda Andrea Berta, o diretor desportivo do clube. Jorge Mendes, o empresário do jogador que acabou por ser responsável pela transferência milionária do Benfica para o Atl. Madrid a troco de 126 milhões de euros, também esteve presente na cerimónia que decorreu ao final da tarde no OGR, um centro cultural e de inovação de Turim. Já o clube português — e porque a distinção diz respeito à temporada 2018/19, quando João Félix ainda jogava nos encarnados — foi representado por Rui Costa.

Rui Costa representou o Benfica na cerimónia que decorreu em Turim, já que a distinção diz respeito à temporada passada, quando o jogador ainda representava os encarnados

“Este prémio não ganha qualquer um e tive de dar um pouco mais do que consigo. Estou muito contente e agradeço às pessoas que sabem o quanto trabalhei para este prémio e tenho a felicidade de o ter conquistado: eu e toda a minha família”, disse o internacional português ao aceitar o prémio. Já Jorge Mendes, sobre o jovem jogador, revelou que Cristiano Ronaldo “diz que Félix é um fenómeno. “Ainda tem de trabalhar, mas que está cheio de talento”, acrescentou o agente. O jogador do Atl. Madrid teve ainda direito a mensagens de antigos colegas e treinadores, como Pizzi e Bruno Lage, e atuais, como Felipe e Koke.

De recordar que o holandês Rafael van der Vaart, em 2003 e quando representava o Ajax, foi o primeiro a ser considerado o Golden Boy do ano. Wayne Rooney, Messi, Pogba e Sterling também receberam a distinção e Renato Sanches, em 2016 e depois de ter conquistado o Europeu com a Seleção Nacional e se ter transferido para o Bayern Munique, foi o primeiro português a merecer o prémio.

Além de João Félix, outro português recebeu um prémio: o empresário Jorge Mendes, que foi eleito o Golden Agent do ano. Fabio Paratici, o diretor desportivo da Juventus, foi considerado o Golden Manager, o selecionador italiano Roberto Mancini recebeu o Troféu Vittorio Pozzo (que distingue o treinador do ano) e o ex-jogador Claudio Marchisio, que terminou a carreira há pouco tempo, foi homenageado com o prémio Gaetano Scirea. Giada Greggi, jogadora de 19 anos da AS Roma, foi eleita a Golden Girl do ano, o guarda-redes Donarumma, do AC Milan, foi considerado o melhor Sub-21 italiano e Silvio Berlusconi, antigo dono e presidente dos rossoneri, recebeu o prémio Carreira e fez-se representar pelo irmão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR