A Polícia Judiciária deteve esta segunda-feira os três suspeitos de esfaquearem mortalmente um jovem de 24 anos, junto à Faculdade de Ciências, no Campo Grande, em Lisboa, em finais de dezembro. O pai da vítima é um ex-inspetor da PJ de Aveiro. Os suspeitos tinham 16, 17 e 20 anos.

Na sequência das buscas realizadas pela PJ, foi encontrada a arma do crime — uma arma branca “de elevadas dimensões” que provocou os “dois golpes” mortais à vítima — e, ainda, “uma quantidade de produto estupefaciente, nomeadamente cocaína, superior a cinquenta doses individuais”.

Os três detidos são também suspeitos de terem realizado um roubo, na mesma área, “cerca de duas horas antes”, a outro estudante que passava no local, informa ainda a PJ. Os suspeitos foram detidos numa operação da PJ  no concelho de Sintra, juntamente com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Os suspeitos terão sido identificados não só graças ao testemunho de outras pessoas que tinham sido assaltadas na mesma zona, pouco tempo antes do crime, mas também através de câmaras de vídeovigilância da estação de metro do Areeiro, refere ainda a TVI24.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O crime ocorreu a 28 de dezembro de 2019. Os assaltantes, que serão agora presentes a juiz, terão abordado o jovem quando este se dirigia ao seu carro, que estava estacionado perto da Faculdade de Ciências, numa zona pouco iluminada, após um jantar num restaurante de fast-food no Campo Grande.

A vítima terá resistido ao assalto e foi esfaqueada várias vezes. O jovem, finalista no curso de Engenharia Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer no local.

Jovem morto à facada no Campo Grande, em Lisboa, por três assaltantes. Vítima era filho de ex-inspetor da PJ

Na sequência da morte deste jovem e dos vários assaltos que têm ocorrido na zona do Campus da Cidade Universitária, 12 associações de estudantes universitários pediram um maior investimento em policiamento e iluminação.

Estudantes universitários de Lisboa querem mais polícia e iluminação junto das Universidades

[Artigo atualizado às 19h58 com o novo comunicado da PJ]