Os portugueses fizeram oito mil milhões de euros em compras e levantamentos na rede Multibanco no último Natal, mais 500 milhões que no Natal de 2018. Esta é uma das conclusões dos dados apresentados pela SIBS, a gestora da rede Multibanco, referentes ao mês de dezembro, e que são noticiados pelo Jornal de Notícias. Houve 166 milhões operações realizadas entre 1 de dezembro de 2019 e 2 de janeiro de 2020, concluindo-se que, em média, os portugueses terão gasto cerca de 242 milhões de euros por dia, entre levantamentos e pagamentos.

O valor médio de cada transação, entre as 126 milhões operações de pagamentos realizadas por Multibanco, foi de 38 euros. Já o valor médio levantado por cada português nas caixas automáticas ronda os 75 euros, segundo os mesmos dados. Somando a totalidade dos pagamentos e levantamentos feitos através da rede multibanco, cada português gastou, em média 800 euros este Natal.

A compra de jogos, brinquedos, artigos de puericultura, perfumaria e cosméticos mais que duplicou face aos restantes meses do ano. Os distritos com valores de gastos mais altos comparativamente ao resto do ano foram o Funchal, Terceira, Faial e Corvo. No Porto, Aveiro e Lisboa houve um aumento do consumo de 25% em relação ao resto do ano.

Segundo a diretora de marca e comunicação da SIBS, Maria Antónia Saldanha, o aumento de 6% de operações realizada por multibanco é um “indicador de sucesso da promoção de pagamento digital” em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR