O timing dos duques de Sussex para anunciar a mudança estrutural dentro da família real britânica está a ser motivo de comentário nas redes sociais. Poucas horas depois de, no Médio Oriente, o Irão ter disparado mísseis contra uma base militar iraquiana com presença norte-americana, dois membros sénior da realeza britânica decidiram oficializar um afastamento da monarquia. Foi a semente para este meme:
World war 3 about to kick off…
Harry & Meghan:#Megxit pic.twitter.com/i4r6XnFaih— Dan Poore (@DanPoore3) January 8, 2020
O assunto fez renascer nas redes sociais uma hashtag que já tem vindo à tona noutras ocasiões, nomeadamente quando a tensão entre a duquesa de Sussex e os meios de comunicação social se adensa. #Megxit está a dominar o Twitter e há quem elogie o criador do termo inspirado no Brexit.
Poucas semanas depois da estreia da terceira temporada de “The Crown”, a série da Netflix que relata a história da família real britânica, os internautas já adivinham o conteúdo de uma possível temporada 9 — precisamente a saída dos duques de Sussex do Reino Unido para a América do Norte. Quem interpretará Harry? Rupert Grint, apostam os internautas.
Season 9 of The Crown will be banging when Prince Harry, played by Rupert Grint, becomes an eco-warrior and quits the Royal Family#Megxit pic.twitter.com/gs2KuPhbxa
— Ed Acteson (@Ed_Acteson) January 8, 2020
Uma das mensagens deixadas no comunicado oficial dos duques de Sussex e que mais interrogações tem levado é a intenção de o casal se tornar “financeiramente independente” da coroa britânica. Qual o trabalho de Harry? Será que Meghan Markle vai voltar a ser atriz? E como é que tudo isso poderia ser possível?
How's Harry going to get a real job without a last name though? #Megxit pic.twitter.com/wx84j2xmxF
— Jeremy Weitz (@JeremyDWeitz) January 8, 2020
*public* The Royal Family cost the taxpayer millions every year! Chop off their heads!
*Meghan and Harry* we want to ditch royalty and be financially independent
*public* how dare they #Megxit #MeghanMarkle #HarryandMeghan
— Lucy Davidson (@LuceJuiceLuce) January 8, 2020
https://twitter.com/Lilyontheroof/status/1214999019883245574
Nem toda a gente acredita que a mudança dos duques de Sussex para a América do Norte é uma decisão do casal. Alguns internautas sugerem que é a própria família britânica a promover a saída de Harry e de Meghan Markle para o outro lado do oceano, diluindo assim os conflitos entre a comunicação social e a realeza que a ex-atriz norte-americana tem protagonizado.
If I ever become a father and had a son that didn’t fit in to the family I’d want the power to exile him to another country kinda like Prince Charles just did. #megxit pic.twitter.com/jQhcGYS5Io
— SpartanWire (@SpartanWire) January 8, 2020
https://twitter.com/BananaScribbler/status/1214983543237070849
Entretanto, as novidades vindas do Reino Unido têm motivado os mesmos comentários contra Meghan Markle que o príncipe Harry passou os últimos meses a criticar. Piers Morgan, um grande crítico da ex-atriz norte-americano, pintou a duquesa de Sussex como a vilã que levou a bom porto os seus mais maléficos objetivos.
People say I'm too critical of Meghan Markle – but she ditched her family, ditched her Dad, ditched most of her old friends, split Harry from William & has now split him from the Royal Family.
I rest my case. pic.twitter.com/xgKLTt2Y0Z— Piers Morgan (@piersmorgan) January 8, 2020
Royal transition in making America Great (Britain) Again:
– Prince Harry marries an American
– Archie is born
– They all ‘retire’ to USA
– Archie gets dual citizenship
– Archie becomes King
– Archie also elected as US President
– USA is once again ruled by an English King#Megxit pic.twitter.com/uNtUXwxmtw— King Charles III (parody) (@Charles_HRH) January 8, 2020