Em tempo de isolamento social toda a ajuda é bem-vinda e são muitas as iniciativas solidárias e comunitárias que têm surgido para facilitar a vida a quem está de quarentena ou tem dificuldades em deslocar-se. Desta vez, um grupo de profissionais portugueses e brasileiros juntaram-se ao programa de aceleração de E-commerce Experience para criar a aplicação “Quero Ajudar”, uma iniciativa de uma associação sem fins lucrativos.

O projeto, criado em apenas três dias, tem como objetivo ajudar a superar as dificuldades causadas pela Covid-19 no dia a dia. Graças à iniciativa, uma equipa de voluntários presta serviços como tomar conta de crianças ou animais de estimação, fazer deslocações necessárias, como ir à farmácia ou ao supermercado, ou ainda dar apoio psicológico.

Há ainda a possibilidade de apoiar os profissionais de saúde através de uma funcionalidade que permite enviar uma mensagem, doar uma refeição ou outro bem essencial. Para Vanessa Caldas, do Programa E-Commerce Experience, o coletivo pretende “encurtar a distância entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar”.

De forma simples e intuitiva, a app “Quero Ajudar” permite que quem precisa de ajuda descreva o seu pedido, este é transmitido à rede de voluntários, analisado e, posteriormente, é estabelecida a ligação entre a pessoa que precisa de ajuda e um voluntário da rede, garantindo ao longo de todo o processo a confidencialidade dos dados pessoais. Caso tenha disponibilidade para ajudar, pode também inscrever-se como voluntário.

Ariel Alexandre, programador da aplicação, já sonha em ampliar o projeto além-fronteiras. “De Portugal para o Mundo. O objetivo da app é chegar aos países que, à semelhança do que está a acontecer em Portugal, estão a passar por esta pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR