O Presidente da República não viu razões para enviar o Orçamento do Estado para o Tribunal Constitucional, nem mesmo por causa do imbróglio criado depois de PSD, BE, PCP, PAN e Chega, terem alinhado votos para suspender o projeto de construção da linha circular do Metro de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa diz mesmo que essa aprovação parlamentar “não suspendeu qualquer decisão administrativa, limitando-se a formular recomendação política”. As obras, que ainda estão em fase de concurso, podem, assim, continuar, como aliás já estava a acontecer.

O projeto do Governo prevê a expansão o fecho das linhas verde e amarela num círculo com a construção de duas novas estações, Estrela e Santos. Os partidos da oposição defendem que esta opção deve ser reavaliada, estudando outras opções como expandir o metro para a Alcântara ou Loures e votaram pela suspensão da chamada linha circular.

Expansão do Metro de Lisboa suspensa? Governo garante que obra vai continuar, mas não diz como

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois disso, o PS veio dizer que iria suscitar a fiscalização sucessiva da norma que passou a constar no Orçamento, alegando que adjudicação de contratos administrativos é “da esfera puramente administrativa (executiva) do Governo”. Mas o Presidente veio dar a sua interpretação do que consta no Orçamento, dando razão ao Governo e fonte oficial do Ministério do Ambiente diz agora que a posição “torna desnecessário qualquer recurso ao Tribunal Constitucional”.

Expansão do Metro de Lisboa suspensa? Governo garante que obra vai continuar, mas não diz como

Numa nota colocada no site da Presidência da República a dar conta da promulgação do Orçamento, Marcelo acrescentou ainda que “nenhuma das dúvidas levantadas, em termos de constitucionalidade, se afigura justificar o pedido de fiscalização preventiva ao Tribunal Constitucional”. “Nem mesmo”, escreveu, a relativa à decisão do Metro. Para Marcelo, a norma que passou a constar no Orçamento do Estado “não suspendeu qualquer decisão administrativa, limitando-se a formular recomendação política, dirigida ao Governo e à Administração Pública em geral”.

O entendimento do Presidente, agora tornado público, faz com que o projeto planeada possa continuar, mesmo com a oposição da maioria do Parlamento por se tratar de uma decisão administrativa que é da reserva do Governo.