A Associação Nacional das Farmácias criou uma linha telefónica gratuita que permite que se façam encomendas de medicamentos 24 horas por dia. O serviço abrange todo o país através do número 1400.

A medida foi criada na sequência da Covid-19 e dá prioridade a pessoas com mais de 60 anos e com histórico de doenças crónicas.

“As farmácias montaram em tempo record um serviço farmacêutico telefónico de abrangência nacional. Todos devemos evitar sobrecarregar a linha com pedidos desnecessários, para ser possível responder de imediato às necessidades urgentes e das pessoas mais frágeis”, apela Paulo Cleto Duarte, presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

O atendimento telefónico pode também ser utilizado para planear visitas à farmácia, com a garantia de que o utente terá à sua espera, na farmácia à sua escolha, todos os medicamentos e produtos de saúde de que necessita.

Antes de disponibilizar qualquer encomenda, a farmácia  contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.