Os serviços da Assembleia da República vão reunir-se esta segunda-feira com o gabinete da ministra da Saúde e representantes da Direção-Geral da Saúde para informar as autoridades sobre as presenças de deputados, convidados, funcionários e jornalistas na sessão do 25 de abril.

Esta é uma informação que já foi confirmada por fonte oficial do gabinete de Ferro Rodrigues ao Observador, depois de noticiada pelo Público, e a reunião deve realizar-se ao final da tarde desta segunda-feira.

De acordo com o gabinete de Eduardo Ferro Rodrigues, segundo a Lusa, será “uma reunião de trabalho entre serviços, na sequência dos vários contactos que tem havido” entre as duas entidades, dando seguimento “ao cumprimento das regras estabelecidas” no âmbito da pandemia de Covid-19 na cerimónia do próximo sábado.

No domingo, na habitual conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, a ministra da Saúde pediu aos portugueses um “rigoroso cumprimento” do confinamento, garantindo que as celebrações do 25 de Abril vão ter “regras” e não vão colocar em causa “o esforço coletivo” para controlar a covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não há qualquer contradição entre este dever e a sinalização de determinados dias específicos da nossa vida coletiva, porque a faremos dentro destas regras”, afirmou Marta Temido.

A ministra notou que uma coisa são as comemorações “tradicionais”, com pessoas na rua, abraçadas, e outra será o que está previsto realizar-se para assinalar a data este ano, ainda a ser detalhado e programado.

“Podem as pessoas ficar tranquilas e descansadas. De forma nenhuma deixaremos que um dia ou um gesto coloquem em causa um esforço coletivo”, assegurou.