O grupo Siemens Gamesa anunciou esta quinta-feira a aquisição final de todas as ações da fábrica de pás eólicas Ria Blades, maior empregador de Vagos, no distrito de Aveiro, num negócio de 200 milhões de euros com a Senvion.

A empresa, com sede em Espanha, concluiu totalmente a aquisição de ativos selecionados da Senvion, anterior proprietária da Ria Blades, que tinha lançado em fevereiro de 2019 um plano de ação para reorganizar a empresa, após uma série de “erros operacionais” que conduziram a uma crise de liquidez, tendo apresentado um pedido de insolvência num tribunal alemão.

“Estamos satisfeitos por termos conseguido concluir o processo de aquisição de forma construtiva, em conjunto com os nossos novos colegas e parceiros”, disse o diretor-executivo da Siemens Gamesa, Markus Tacke, sobre o negócio divulgado em outubro último, agora finalizado.

Em comunicado, o grupo refere que a aquisição da fábrica de Vagos “irá contribuir para o reforço da competitividade da Siemens Gamesa no seu negócio ‘onshore’, absorvendo o crescimento esperado de produção dos fornecedores externos, principalmente da Ásia, e tornar-se-á um centro de exportação para os mercados internacionais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Siemens Gamesa explica também que esta compra “aumentará a capacidade de fabricação existente e limitará a exposição à obstrução na cadeia de abastecimento, assim como a volatilidade dos mercados de câmbio estrangeiros e tarifas comerciais”.

“[A Ria Blades] trata-se de uma das fábricas mais competitivas da Europa, uma fábrica de última geração que se complementa muito com a nossa pegada atual. A nova fábrica vai ajudar-nos a servir diferentes mercados com diferentes modelos e vamos fazê-lo de acordo com os mais elevados padrões de qualidade de fabrico”, afirmou o diretor-executivo da unidade de negócios ‘onshore’ da Siemens Gamesa, Alfonso Faubel.

A Ria Blades assegura 1.400 postos de trabalho e começou a laborar em 2009, tendo investido por duas vezes desde essa altura na expansão da sua unidade fabril de Vagos.

Desde o início da crise, os responsáveis da Senvion garantiram repetidamente que a Ria Blades “tem um modelo de negócios fundamentalmente sólido”, preconizando que não seria difícil encontrar novos donos para a empresa.