Começa esta segunda-feira a ser possível praticar desportos ao ar livre até aqui interditados devido à pandemia de Covid-19 — como o ténis, o golfe ou os desportos náuticos — mas os ginásios continuam fechados. Mas nestes dois meses de confinamento como foi, afinal, a atividade física dos portugueses? De acordo com um estudo feito por cinco universidades para o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) divulgado esta segunda-feira pelo Público, mostra que 45% das pessoas que não praticavam desporto, começaram a fazê-lo. O recurso a caminhadas ou corridas, bem como a forma como ginásios e personal trainers reagiram ao preparar planos de exercício em casa terão, segundo os especialistas, fomentado este fenómeno.

Desta forma, ainda que de uma maneira residual, aumentou o número de pessoas que praticam algum tipo de atividade física. Segundo os últimos dados, há 72% dos portugueses que dizem praticar qualquer tipo de atividade física, o que significa um aumento de dois pontos percentuais. Além disso, as pessoas fazem exercício mais tempo: houve um aumento do tempo dedicado a caminhar e no tempo despendido para atividades físicas de “intensidade vigorosa”.

O estudo — avançado pelo Público, mas que deverá ainda esta segunda-feira ser publicado no site do IPDJ — avança com três formas escolhidas pelos inquiridos para fazer esse exercício: um plano delineado pelo próprio é a forma preferencial (26%),segue-se planos retirados das redes sociais (22%) e caminhadas (20%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR