Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Vamos continuar a acompanhar todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal e no mundo aqui:

    Mais de 290 mil mortes confirmadas em todo o mundo. Casos são já mais de quatro milhões

  • OMS fala de "dados potencialmente positivos" em alguns tratamentos para a Covid-19

    A Organização Mundial de Saúde disse esta terça-feira que se têm obtido “dados potencialmente positivos” em alguns dos tratamentos para a Covid-19 que estão a ser testados. “Temos dados potencialmente positivos prestes a serem divulgados”, disse Margaret Harris, porta-voz da OMS. Leia mais aqui.

    OMS fala de “dados potencialmente positivos” em alguns tratamentos para a Covid-19

  • Alemanha pode suavizar regras de restrição aos viajantes

    Angela Merkel admitiu ao Der Spiegel que pode levantar gradualmente as restrições impostas aos viajantes para a Alemanha. A questão será discutida em Conselho de Ministros.

  • América Latina pode tornar-se novo epicentro da epidemia

    A América Latina pode tornar-se no novo epicentro da epidemia, alertaram os Médicos Sem Fronteiras esta terça-feira. O aumento exponencial de novos casos positivos nos países em causa, assim como as mortes que têm registado, levaram a organização a dizer que “a América Latina provavelmente será o novo centro de pandemia, dado que os casos estão a aumentar a uma velocidade rápida”. Peru, Equador, Chile e México são os países mais preocupantes.

  • Pessoas que tentaram invadir o Santuário de Fátima não ficaram detidas

    O homem e a mulher que tentaram invadir o Santuário de Fátima na noite de terça-feira não ficaram detidos, tendo sido apenas expulsos do recinto. A informação foi confirmada ao Observador por fonte oficial da GNR de Fátima.

    A fonte detalhou que se tratava de dois peregrinos sem relação familiar entre si. Estavam a tentar rezar mais próximo da imagem da Nossa Senhora de Fátima, quando foram intercetados pelas autoridades. A GNR explicou-lhes que não poderiam estar no interior do recinto devido às restrições de segurança. Os dois peregrinos foram depois encaminhados para o exterior.

    Os distúrbios foram inicialmente provocados pelo homem, que durante a tarde já tinha tentado entrar no recinto pelo lado sul. Impedido, tentou novamente do lado norte. Quando encontrou a polícia, saltou uma das barreiras e correu para o interior do santuário. A mulher seguiu atrás.

    Os dois ficaram inicialmente à guarda da GNR.

    *com Rita da Silva Vieira

  • Confinada, mas ao telemóvel: a realeza britânica agradeceu aos enfermeiros e a rainha Isabel II não foi exceção

    A monarca de 94 anos, que está confinada por tempo indeterminado, juntou-se a muitos outros elementos da Família Real Britânica para agradecer a enfermeiros no Dia Internacional destes profissionais. Leia mais aqui:

    Confinada, mas ao telemóvel: a realeza britânica agradeceu aos enfermeiros e a rainha Isabel II não foi exceção

  • Republicanos propõem lei que pune China caso não reporte responsabilização pela Covid-19

    Um senador republicano nos Estados Unidos propôs uma legislação que permitiria a Donald Trump impor sanções mais duras à China caso o país não entregue um relato detalhado dos momentos iniciais da pandemia — desde a sua origem até à propagação pelo resto do mundo. Lindsey Graham fala de “mentiras” por parte da China que, na sua opinião, terá levado o surto de Covid-19 além-fronteiras.

    Questionado pela Reuters sobre o que o motivou a sugerir esta legislação, o senador respondeu: “Estou convencido de que a China nunca cooperará com uma investigação séria a menos que seja obrigada a fazê-lo”. O documento foi submetido por Lindsey Graham com o nome: “Lei da Responsabilização da Covid-19”, e obrigaria a China a “fornecer uma responsabilização completa a qualquer investigação da Covid-19 liderada pelos Estados Unidos, seus aliados ou afiliada da ONU, como a Organização Mundial da Saúde”.

    Já oito republicanos demonstraram apoio à proposta de lei.

  • Governo espanhol quer prolongar estado de emergência por mais um mês

    O governo espanhol está a negociar com os grupos parlamentares a possibilidade de prolongar o estado de emergência por um mês, não pelas normais duas semanas. Como Pedro Sánchez pretende terminar o desconfinamento até ao final de junho, o prolongamento do período em estado de emergência permitiria ganhar margem para continuar a relaxar progressivamente as medidas de contenção até 24 de junho. De fora das negociações ficou, no entanto, o Vox.

  • Mais 881 mortes no Brasil em 24 horas

    O número de mortes no Brasil está agora nas 12.400, com um aumento de 881 fatalidades registadas nas últimas 24 horas. Há ainda 177.589 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, mais 9.258 casos positivos do que na segunda-feira. O Ministério da Saúde diz haver 92.593 pacientes em acompanhamento e 72.597 já recuperados.

    Entre as 881 fatalidades registadas entre segunda e terça-feira, 206 delas terão ocorrido nos últimos três dias, indica o G1. Há ainda outras 2.050 mortes em investigação. Entre os casos positivos para a Covid-19 estão 93 profissionais de saúde hospitalizados.

  • Cardeal de Fátima lembra doentes e profissionais de saúde em homilia perante santuário vazio

    O cardeal de Fátima, D. António Marto, acabou há minutos de falar perante um santuário vazio, durante a celebração das velas desta noite. No início de uma homilia destinada essencialmente a todos os que acompanham as transmissões da celebração, o cardeal lembrou a invocação bíblica “Fica connosco, Senhor, porque se faz noite”, descrevendo-a como “a invocação de quem estremece e estranha esta noite noite tão diferente daquelas noites inigualáveis de 12 de maio — autênticos mares de luz — e que hoje mais parece um deserto escuro”.

    “Nesta hora de provação não podíamos esquecer a representação de quem mais sofreu e continua a sofrer e dos que mais lutaram e lutam pela saúde de todos para lhes comunicar a proximidade do nosso afeto e o apoio da nossa oração: os defuntos e seus familiares, os doentes, todos os profissionais de saúde, cuidadores, idosos, pobres, famílias, sacerdotes, trabalhadores da proteção civil, dos transportes, limpeza, alimentação e outros que não se pouparam a sacrifícios, como bons samaritanos”, disse D. António Marto.

    O cardeal pediu a todos os que acompanham as celebrações pela internet ou televisão que se façam presentes “espiritualmente”. No recinto do santuário foram colocadas milhares de velas acesas em representação dos peregrinos que não podem estar presentes esta noite em Fátima.

  • Duas pessoas à guarda da GNR após invasão do Santuário de Fátima. Homem já tinha tentado invadir santuário à tarde

    São duas, e não apenas uma, as pessoas que estão sob guarda da GNR depois de terem tentado entrar à força no Santuário de Fátima, acrescentou há minutos fonte do santuário.

    Os distúrbios foram inicialmente provocados por um homem, que durante a tarde já tinha tentado entrar no santuário pelo lado sul e que, impedido, tentou novamente do lado norte. Quando encontrou a polícia, saltou uma das barreiras e correu para o interior do santuário.

    Atrás dele seguiu uma mulher, que o santuário diz não saber se tem alguma relação com o homem em questão ou se terá apenas aproveitado a confusão gerada. Os dois foram retirados do recinto e estão à guarda da GNR.

    Segundo o santuário, aquele homem já terá sido avistado em Fátima ao longo dos últimos tempos, mas não foram dados mais detalhes sobre a pessoa em questão.

  • Homem retido pela GNR depois de furar barreiras e entrar no Santuário de Fátima

    Um homem está neste momento à guarda da GNR depois de ter conseguido furar as barreiras em torno do Santuário de Fátima e corrido para o interior do recinto, aproximando-se da capelinha das Aparições, confirmou o Santuário de Fátima.

    Trata-se de um homem que saltou as grades, foi alertado pelos vigilantes do Santuário, desrespeitou as indicações dos vigilantes do Santuário, ultrapassou as grades, saltou novamente as barreiras, em direção à capelinha das Aparições e foi intercetado pela polícia nas barreiras, explicou fonte oficial do Santuário.

    Os vigilantes não o conseguiram impedir, e a GNR interveio. Neste momento, o homem “está retido” à guarda da GNR, explicou a mesma fonte.

    O santuário diz não ter ainda mais informações sobre quem era este homem nem qual a sua nacionalidade, mas sabe-se que tinha um quadro de Nossa Senhora nas mãos. No momento, uma mulher terá aproveitado a confusão para também conseguir entrar no recinto do santuário, mas também foi retirada.

    O incidente aconteceu poucos minutos antes das 21h30, hora agendada para o arranque das celebrações de 12 e 13 de maio em Fátima.

    O incidente aconteceu quando começavam as celebrações do 13 de maio, em Fátima

  • Campeonato volta a 4 de junho, dez jornadas devem ser feitas em sete semanas

    A Liga de Clubes esteve a ouvir os 18 clubes da Primeira Liga e decidiu que o primeiro jogo relativo à 25.ª jornada do Campeonato, a primeira depois da paragem por causa da pandemia, irá realizar-se a 4 de junho. A próxima etapa do processo será decidir os estádios onde se irão disputar jogos, sendo que o Santa Clara tornou oficial esta terça-feira que jogará na Cidade do Futebol, em Oeiras. Confirmando-se as duas jornadas a meio da semana, a prova pode terminar a 19 de julho. Após a 34.ª jornada, irá ainda ser disputada a final da Taça de Portugal entre Benfica e FC Porto.

    Campeonato já tem data para começar: 4 de junho. Dez jornadas deverão ser realizadas em sete semanas

  • Estados Unidos. Números podem ser mais altos? Fauci tem "quase a certeza" que sim

    Anthony Fauci prestou, esta terça-feira, esclarecimentos sobre a resposta de Donald Trump à pandemia de Covid-19. Questionado por uma comissão do Senado, o imonulogista, ao serviço da Casa Branca desde o início do surto, fez parte de um painel de quatro especialistas na área da saúde.

    Sobre a reabertura das atividades económicas, Fauci assinalou a importância de o fazer tendo em conta a situação de cada estado. De região para região, os contextos podem ser favoráveis, ou não, ao regresso à normalidade, ainda que gradual. O especialista alertou ainda para as consequências “bastante graves” que um levantamento prematuro das medidas de restrição podem provocar.

    Quanto a uma possível segunda vaga do surto de Covid-19, Fauci admitiu ser “completamente possível e concebível”. Contudo, afirmou que a nova ameaça pode ser mitigada através de uma estratégia de testagem mais agressiva e de uma maior preparações dos cuidados de saúde. O especialista deixou uma certeza: o novo coronavírus não vai simplesmente”desaparecer” no outono.

    Face às vozes de especialistas que alegam que o número de mortes é superior aos números divulgados, o especialista da Casa Branca admitiu essa mesma possibilidade. Até ao momento, 82.555 pessoas morreram vítimas de Covid-19, mas a taxa de letalidade do vírus pode ser maior. Fauci diz não saber ao certo o quão mais alta pode ser a percentagem, “mas quase de certeza que é mais alta”.

    Numa nota sobre a falsa informação de que as crianças são imunes à Covid-19, o especialista não só indicou que não existe qualquer evidência científica, como fez referência a casos recentes de inflamações respiratórias em crianças, que podem estar associadas ao vírus.

  • António Costa: 4 milhões de máscaras nas escolas e uma mensagem para o regresso às aulas

    Em Benavente, o primeiro-ministro quis transmitir “confiança” a quem regressa às aulas na próxima semana e explicou porque entende que o recomeço acontecerá “de forma prudente e em segurança”. Leia mais aqui.

    António Costa: 4 milhões de máscaras nas escolas e uma mensagem para o regresso às aulas

  • R0 alemão volta a estar abaixo de um

    O R0, indicador que traduz número médio de contágios causados por cada pessoa infetada, voltou a descer abaixo de um na Alemanha, depois de uma aceleração do contágio registado no início desta semana, segundo noticia a Reuters. Do 1,07 registado na passada segunda-feira, o Instituto Robert Koch já comunicou que o indicador é de 0,94 esta terça-feira, o que quer dizer que 100 pessoas infetadas com o novo coronavírus vão, em média, infetar outras 94. Contudo, o valor já foi mais baixo. Na última quinta-feira, dia que o país deu início à reabertura das escolas, o R0 era de 0,65.

    Esta terça-feira, a Alemanha registou 15 novas mortes por Covid-19, o número mais baixo desde a primeira semana do surto o país. O número de novos casos é de 236, o mais baixo dos últimos dois meses.

  • Reino Unido. Festival de Reading e Leeds cancelado

    É um dos maiores festivais de música do Reino Unido e ocorre, em simultâneo, em duas cidades: Reading e Leeds. A edição deste ano, marcada para o último fim de semana de agosto, foi cancelada, segundo noticiou, esta terça-feira, o The Guardian. “Tínhamos esperançade conseguir trazer-vos o grande festival em agosto… mas tornou-se bastante claro que isso, simplesmente, não é possível”, afirmou a organização.

    O cartaz deste ano incluía nomes como Stormzy, Rage Against the Machine e Liam Gallagher, que iriam atuar em ambas as cidades. A organização disponibiliza-se agora para devolver o dinheiro a quem não quiser manter o bilhete para a edição de 2021. No total, a cada edição, passavam pelos dois eventos cerca de 195 mil pessoas.

  • Cardeal de Fátima diz que consultou o Governo para saber se possibilidade de cerco policial em Fátima era verdade

    O cardeal de Fátima, D. António Marto, foi também questionado sobre a eventual existência de situações de incumprimento às restrições de acesso ao Santuário de Fátima nestes dias e aproveitou para esclarecer que nunca esteve previsto um cerco a Fátima.

    “Espalhou-se aí a notícia de que o Santuário estaria praticamente sitiado”, disse D. António Marto, lembrando que também circulou a informação de que haveria um cerco sanitário a Fátima e que haveria 3.500 agentes das forças de segurança a cercar o santuário.

    “Eu fui consultar o ministério da administração interna para saber se era verdade ou não”, disse o cardeal, admitindo que “as fake news” se espalham depressa. Marto acrescentou que recebeu emails de protesto pela forma como os católicos estariam a ser tratados.

    Sobre a possibilidade de estar a haver incumprimentos às restrições, D. António Marto disse que não teve conhecimento de nenhum caso — mas admitiu já ter lido informações sobre a possibilidade de alguns grupos, minoritários, estarem a planear deslocar-se a Fátima.

    “Se houver algum caso ou outro, não podemos admirar-nos, faz parte da natureza humana”, disse o cardeal, acrescentando que é possível que alguns grupos possam entrar no santuário depois da hora de almoço de terça-feira, para fazerem as suas orações.

  • França. Balanço diário de mortes aumenta. 348 pessoas morreram nas últimas 24 horas

    O boletim apresentado esta terça-feira pelas autoridades de saúde francesas dão conta de 348 mortes nas últimas 24 horas — 183 em meio hospitalar e 165 em lares e estabelecimentos similares. Valor superior aos comunicados no dia anterior (263) e no passado domingo (70). Desde o início da pandemia, já morreram 26.991 pessoas em França, 17.003 em hospitais e 9.988 em lares e estabelecimentos similares.

    Neste momento, há 21.595 pessoas hospitalizadas, cerca de 3.000 mil a menos do que há uma semana, altura em que o número de novos internamentos era de 987. Agora, o boletim dá conta de 670 novas admissões nos hospitais por Covid-19. Neste momento, há 2.542 pessoas nos cuidados intensivos (há uma semana eram 3.430). Os novos casos a dar entrada nesta unidade também diminuíram face à terça-feira anterior — de 111 passaram a 92.

    Das quase 97 mil pessoas já hospitalizadas em França, desde o início da pandemia, 57.785 já recuperaram e voltaram para casa. Neste momento, quatro regiões francesas — Île de France (onde fica Paris), Grand-Est, Auvergne-Rhône-Alpes, Hauts-de-France — concentram mais de 70% dos internamentos do país.

  • Cardeal de Fátima justifica 13 de maio sem peregrinos: "Se acontecesse alguma coisa, a responsabilidade caía toda sobre a Igreja"

    O cardeal de Fátima, D. António Marto, está neste momento a fazer uma conferência de imprensa no recinto vazio do Santuário de Fátima, onde hoje começam as celebrações (simbólicas do 13 de maio). Foi questionado sobre porque é que não aproveitou a abertura dada pela ministra da Saúde para realizar uma celebração com o mesmo modelo do usado pela CGTP no 1º de Maio.

    “Não podemos comparar o que é incomparável. Uma coisa são as manifestações de caráter sindical, político, outra coisas são a responsabilidade da igreja”, disse D. António Marto.

    “Refletimos fora dos esquemas e com a responsabilidade própria de corresponder ao melhor que a situação nos parece exigir. Dadas as informações que tinhamos, o risco de contágio era muito elevado. Mas era sobretudo numa manifestação destas onde era imprevisível saber quanta multidão tinha e como gerir isso”, afirmou.

    “Para guardar o distanciamento físico, não poderia caber muita gente em relação à multidão que ia aqui chegar. Seria, porventura, um caos. Se acontecesse alguma coisa, a responsabilidade caía toda sobre a Igreja. Ninguém se lembraria das outras manifestações. Seria esta. Não queria ficar na história como responsável por um agravamento da pandemia. Recebi dezenas de mails depois das declarações da ministra. Se os outros fizeram nós também devíamos fazer. A Igreja não vai por aí. Alguns mails eram agressivos e até ofensivos”, disse o cardeal.

1 de 5