Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos relativos à pandemia de Covid-19 por aqui:

    Novo coronavírus faz mais de 1.800 mortos nos Estados Unidos da América nas últimas 24 horas

  • Liga italiana de futebol deverá ser retomada a partir de 13 de junho

    O campeonato italiano de futebol, que está suspenso desde março devido à pandemia de Covid-19, deverá ser retomado a partir de 13 de junho, anunciou esta quarta-feira a Liga de clubes transalpina, em comunicado.

    Liga italiana de futebol deverá ser retomada a partir de 13 de junho

  • China confina cidade de Jilin para conter nova vaga de infeções no país

    Surto na cidade de Jilin relança o medo de uma nova onda de infeções em todo o país. Localizada na província do nordeste da China (junto à fronteira com a Rússia e a Coreia do Norte), Jilin avançou com novas medidas de confinamento para conter o ressurgimento repentino de infeções por Covid-19. O fecho das escolas — que reabriram as portas abertas há menos de um mês — a suspensão de todos os serviços de transportes públicos, o encerramento de locais públicos, como teatros, cafés ou salas de mahjong, bem como restrições à circulação de pessoas, foram as principais medidas tomadas.

    China confina a cidade de Jilin para travar nova vaga de Covid-19

    “A situação atual da Covid-19 é bastante complexa e séria, e há um risco significativo de que o vírus se espalhe ainda mais”, disse Gai Dongping, vice-presidente da câmara da cidade de Jilin. “Para impedir a propagação da epidemia, foi preciso implementar estas medidas de controlo na área urbana”, justificou Dongping, durante uma conferência de imprensa, esta quarta-feira.

    Só nas últimas 24 horas, foram confirmados seis novos casos de contágio local pelo novo coronavírus, no nordeste do país – e que se juntam aos mais de trinta infetados na última semana, devido à chegada de chineses infetados com a doença vindos da Rússia, segundo as autoridades.

    Atualmente, e segundo a Comissão Nacional de Saúde da China, existem 104 pessoas infetadas no país asiático, das quais 10 estão em estado grave.

  • Brasil regista 749 mortos e 11.385 infetados nas últimas 24 horas

    O Brasil registou 749 mortos e 11.385 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 13.149 óbitos e 188.974 casos confirmados desde o início da pandemia, informou esta quarta-feira o executivo do país.

    Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde, que anunciou que a taxa de letalidade da doença no país está em 7% e que a incidência é de 89,9 casos por cada 100 mil habitantes.

    O aumento no número de mortes no Brasil foi de 6%, passando de 12.400 na terça-feira para 13.149 esta quarta-feira. Já em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 6,4%, passando de 177.589 para 188.974 casos confirmados de infeção. São Paulo, epicentro da doença no país sul-americano, contabiliza oficialmente 4.118 mortos e 51.097 infetados.

    Contrariamente ao que se vem registando desde a chegada da pandemia ao Brasil, o estado do Ceará, no nordeste do país, ultrapassou pela primeira vez o Rio de Janeiro no número de casos confirmados, tornando-se na segunda unidade federativa com mais infetados no país (19.156), apenas atrás de São Paulo.

    Lusa

  • Bélgica reabre escolas e museus (com regras) na segunda-feira

    A Bélgica prepara-se para entrar na segunda fase do desconfinamento na próxima segunda-feira, altura em que algumas aulas do ensino primário e secundário vão retomar. Os museus também vão reabrir, mas com algumas regras, anunciou a primeira-ministra do país, Sophie Wilmes, esta quarta-feira.

    “Decidimos que a 18 de maio, os museus e outros locais culturais, como edifícios históricos, vão poder abrir as portas se criarem um sistema online ou telefónico de bilheteira e se tomarem as medidas necessárias para evitar aglomerações”, acrescentou.

    Sophie Wilmes disse ainda que outros serviços, como cabeleireiros, também poderão reabrir, mas apenas por marcação e com uso obrigatório de máscara para os trabalhadores e clientes. As autoridades locais também podem optar por abrir mercados com até 50 bancas. Já os eventos desportivos estão suspensos até 11 de julho e não há data para a reabertura de bares e restaurantes. Desde o início da pandemia, já foram infetadas 53.981 pessoas.

  • Bolsonaro usou pseudónimos "Airton Guedes" e "Rafael Ferraz" para fazer teste. Resultado foi negativo

    O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou negativo nos exames que realizou ao novo coronavírus durante o mês de março, segundo os documentos oficiais entregues esta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    Bolsonaro usou os pseudónimos de “Airton Guedes” e “Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz” na realização dos exames médicos, argumentando que o fez por questões de segurança, preservação da imagem e privacidade.

    Covid-19. Bolsonaro usou pseudónimos “Airton Guedes” e “Rafael Ferraz” para fazer teste. Resultado foi negativo

  • Vírus já matou quase 300 mil pessoas e infetou 4,3 milhões no mundo

    A pandemia do novo coronavírus já matou 294.199 pessoas e infetou mais de 4,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h TMG desta quarta-feira, baseado em dados oficiais.

    Pelo menos 1.473.700 são esta quarta-feira considerados curados. Desde a contagem feita às 19h TMG de terça-feira, 5.157 novas mortes e 82.643 novos casos ocorreram em todo o mundo. Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são os Estados Unidos, com 1.599 novas mortes, Brasil (881) e Reino Unido (494).

    Vírus já matou quase 300 mil pessoas e infetou 4,3 milhões no mundo

  • Testados cerca de 10 mil funcionários de creches

    A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou esta quarta-feira que foram efetuados 10 mil testes para despistagem da Covid-19 a funcionários das creches em todo o país, priorizando os que retomam funções a 18 de maio.

    Testados cerca de 10 mil funcionários de creches

  • Fectrans quer reposição dos tempos de repouso no transporte de mercadorias

    A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) reivindicou esta quarta-feira ao Governo a reposição dos tempos de repouso e descanso para o setor do transporte de mercadorias, uma legislação derrogada face à Covid-19.

    Fectrans quer reposição dos tempos de repouso no transporte de mercadorias

  • ONU prevê queda da economia mundial de 3,2% em 2020

    A economia mundial vai registar uma contração de 3,2% este ano, a maior queda desde a Grande Depressão, como consequência da pandemia de Covid-19, segundo as previsões publicadas esta quarta-feira pelas Nações Unidas.

    ONU prevê queda da economia mundial de 3,2% em 2020

  • Chipre acusa Turquia de impedir passagem de avião com material médico

    As autoridades cipriotas acusaram esta quarta-feira a Turquia de ter recusado acesso ao seu espaço aéreo a um avião fretado por Chipre e que transportava a partir da China 36 toneladas de material médico para o combate ao novo coronavírus.

    Chipre acusa Turquia de impedir passagem de avião com material médico

  • Fronteiras terrestres com Espanha vão continuar fechadas até 15 de junho

    As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 00h de 15 de junho devido à pandemia da doença Covid-19, segundo a resolução de Conselhos de Ministros esta quarta-feira publicada em Diário da República.

    Fronteiras terrestres com Espanha vão continuar fechadas até 15 de junho

  • Retoma da atividade dos tribunais deverá ocorrer em 20 de maio

    O diploma sobre a retoma da atividade dos tribunais em período de pandemia deverá entrar em vigor em 20 de maio e contém normas que, por iniciativa do PSD, foram aprovadas em Comissão Parlamentar, revelou esta quarta-feira aquele grupo parlamentar.

    Retoma da atividade dos tribunais deverá ocorrer em 20 de maio

  • Reclusos em Los Angeles forçam infecção por Covid-19 para saírem em liberdade mais cedo

    Convictos de que a infeção por Covid-19 lhes pode garantir a liberdade mais cedo do que o previsto, vários reclusos do North County Correctional Facility, em Los Angeles, começaram a partilhar copos de água e máscaras de proteção individual.

    Reclusos em Los Angeles forçam infecção por Covid-19 para saírem em liberdade mais cedo

    O objetivo, revelado pelas imagens das câmaras de vigilância instaladas no estabelecimento prisional (e que datam de 26 de abril) era disseminar a infeção por Covid-19 entre o maior número de detidos, obrigando as autoridades a “encurtar-lhes as penas” e a conceder-lhes a tão desejada liberdade condicional, segundo revela o jornal El País.
    Uma semana após a data do vídeo, 21 reclusos testaram positivo para o novo coronavírus, o que significa 40% dos detidos naquele bloco prisional da North County Correctional Facility.

    “É triste pensar que alguém se possa se expor deliberadamente à Covid-19″, acrescentou o xerife Alex Villanueva, num conferência de imprensa.”Isto vai continuar a ser um problema porque os que estão aqui presos acreditam que é assim que nos vão forçar a libertá-los. Mas isso não vai acontecer”.
    E os números assim o dizem: desde o início da pandemia, contam-se 222 casos positivos dentro da prisão North County Correctional Facility, dos quais 117 recuperaram nas instalações clínicas do estabelecimento, e apenas 18 foram libertados.

  • Maioria das crianças não regressa à creche dia 18 de maio, diz associação

    A maioria das crianças não vai regressar à creche na próxima semana, havendo mesmo instituições que não receberão ninguém, mas serão obrigadas a reabrir, alertou a associação representativa do setor.

    Maioria das crianças não regressa à creche dia 18 de maio, diz associação

  • França regista mais 83 mortes nas últimas 24 horas

    França registou nas últimas 24 horas 83 novas mortes (+0,3%) devido ao novo coronavírus, para um total de 27.074 óbitos. Trata-se de um abrandamento após três dias de aceleração.

    Do total de mortes registados, 17.101 aconteceram em hospitais e 9.973 em centros sociais, como lares.

    Segundo o ministério da Saúde, o número de pessoas hospitalizadas com o novo coronavírus caiu de 21.595 para 21.071, o que continua a mostrar a tendência de queda pela quinta semana consecutiva. O número de pessoas em cuidados intensivos também caiu: são menos 114 pessoas, para um total de 2.428.

    Há agora 140.374 casos de infeção com Covid-19. Já recuperaram 58.673 pessoas.

  • Máscaras deixam de ser obrigatórias na Lituânia

    A imposição data de 10 de abril e chega agora ao fim, pelo menos até nova indicação em contrário. O governo lituano anunciou esta quarta-feira que o uso de máscara de proteção deixa de ser obrigatório no país, passando a partir desta quinta-feira a ser “apenas recomendado” cobrir a boca como medida de segurança acrescida, adiantou aos jornalistas o primeiro-ministro Saulius Skvernelis.

  • Casamentos com metade da lotação, medição de temperatura e sem self-service. Setor já propôs medidas ao Governo

    O setor aguarda uma data para retomar as festividades, mesmo com várias restrições. No pior dos cenários, a quebra poderá rondar os 80%, numa faturação de 900 milhões anuais. Seria o “colapso total”.

    Casamentos com metade da lotação, medição de temperatura e sem self-service. Setor já propôs medidas ao Governo

  • Covid-19: Apenas 5% dos espanhóis estão imunes ao novo coronavírus

    Apenas 5% da população espanhola estará imune à Covid-19, segundo revelam os dados da primeira fase do estudo epidemiológico realizado em Espanha, relativo à prevalência de anticorpos na população (ENE Covid19). O estudo será realizado em três fases.

    Apesar da imunidade ser muito semelhante entre homens e mulheres, os dados revelam que as grandes diferenças se verificam no território espanhol: Madrid e Castilla La Mancha, assim como as Comunidades Autónomas, têm uma taxa mais elevada de população imunizada, superior a 10% . Por outro lado, as comunidades com menor população imune ao vírus são Múrcia (1,4%), Astúrias (1,8%) e Ilhas Canárias (1,8%).

    O estudo revela ainda que nas áreas mais afetadas pela infeção, a imunidade da população chega a ser cinco vezes superior às zonas onde houve menor presença da Covid-19 na população, segundo anunciou, numa conferência de imprensa, a diretora científica do estudo, Marina Pollán, responsável pelo Centro Nacional de Epidemiologia.

    “Este estudo fornece um raio-x da epidemia no nosso país e a conclusão que tiramos é que estes números confirmam o trabalho que estamos a fazer e nos quais o plano de desconfinamento se baseia”, disse Salvador Illa, ministro da Saúde, que foi destacado para colaborar na execução deste trabalho.

    Mais de 46.700 pessoas participaram no estudo epidemiológico ENECovid19, que teve início a 27 de Abril, foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em colaboração com o Instituto de Saúde Carlos III e o Instituto Nacional de Estatística. Contou ainda com a colaboração de 1.416 centros de saúde e 2.600 profissionais de saúde.

  • Aumento de casos de Covid-19 leva Chile a endurecer medidas

    A medida entra em vigor a partir desta sexta-feira, 15 de maio, e é uma resposta do governo de Sebastián Piñera ao aumento registado no número de casos de Covid-19. Assim, foi decretado esta quarta-feira o isolamento de 73% dos distritos da região metropolitana de Santiago do Chile, uma decisão que afetará cerca de oito milhões de pessoas no país e que surge na sequência das mais de 2.600 novas infeções identificadas nas últimas 24 horas.

    Estas “extraordinárias e novas duras medidas”, segundo o ministro da Saúde, Jaime Manalich, citado pela Reuters, incluem ainda o confinamento obrigatório em todo o país para os maiores de 75 anos.

1 de 6