Um novo estudo, publicado na prestigiada revista científica The Lancet, sugere que a covid-19 possa estar associada a uma reação inflamatória rara em crianças, com sintomatologia associada à doença de Kawasaki, a qual pode provocar manchas na pele, inflamações e até afetar o coração de crianças menores de cinco anos, como já antes escreveu o Observador.

O estudo em questão foi levado a cabo por um grupo de médicos da unidade pediátrica do Hospital Papa Giovanni XXIII, em Bérgamo, cidade italiana localizada na Lombardia, região duramente afetada pela pandemia.

A investigação permitiu perceber que entre 18 de fevereiro e 20 de abril de 2020 um total de 10 pacientes, com uma idade média de 7,5 anos (sete rapazes e três raparigas), foram diagnosticados com a doença de Kawasaki. Já entre 1 de janeiro de 2015 e 17 de fevereiro de 2020, apenas 19 crianças receberam o mesmo diagnóstico (idade média de 3 anos; sete rapazes e 12 raparigas).

Novo mistério: doença rara parece estar associada a Covid-19 nas crianças. E haverá um caso em Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os investigadores tiveram em conta estes dois grupos cuja análise comparativa mostra um aumento em 30 vezes do número de casos registados na altura em que surgiu o surto de Covid-19 naquela região. Os dados permitem perceber que antes da pandemia o hospital recebia cerca de um caso da doença de Kawasaki a cada três meses.

As crianças diagnosticadas após o início da epidemia de SARS-CoV-2 eram mais velhas e apresentaram mais complicações cardíacas (oito das dez crianças hospitalizadas a partir de 18 de fevereiro foram diagnosticadas com o novo coronavírus; nenhuma morreu). Os pacientes diagnosticados com a doença de Kawasaki após a disseminação do vírus apresentaram, então, sintomas mais graves e necessitaram de tratamentos mais prolongados.

Ainda assim, os investigadores alertam que é difícil chegar a uma conclusão uma vez que o estudo apresenta “limitações” por basear-se num conjunto de casos “relativamente pequenos”. Por esse motivo, os autores afirmam que é precisa “confirmação em grupos maiores”. Ainda assim, “reportamos uma forte associação entre o surto semelhante à doença de Kawasaki e a epidemia de SARS-CoV-2 na província de Bérgamo, na Itália. (…) Acreditamos que estas descobertas têm implicações importantes para a saúde pública”, lê-se no estudo.

É ainda referido que a sintomatologia em causa representa uma condição rara, que “provavelmente não afeta mais do que uma em 1000 crianças expostas ao SARS-CoV-2”. Outro dos avisos feitos no estudo remete para a possibilidade de um surto semelhante acontecer em países também eles afetados pelo novo coronavírus.

De facto, em abril último médicos e investigadores estrangeiros começaram a reportar o aparecimento de um quadro de sintomas semelhante à doença de Kawasaki. Os primeiros a reportar este quadro clínico foram os espanhóis, britânicos e italianos. Os médicos notaram que as crianças desenvolviam manchas na pele e pressão arterial baixa, além de febre e dificuldades respiratórias — típicas nos casos de Covid-19, mas também comuns em doentes de Kawasaki, como já antes referiu o Observador.

EUA. 15 crianças estão hospitalizadas com síndrome “misteriosa”

No início de maio, um total de 15 crianças, muitas das quais antes infetadas com o novo coronavírus, foram hospitalizadas em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, com uma síndrome que os médicos ainda não compreendem completamente, segundo informaram as autoridades de saúde.