Os médicos e investigadores estrangeiros reportaram o aparecimento de um quadro de sintomas semelhante à doença de Kawasaki, uma inflamação rara dos vasos sanguíneos, em crianças afetadas pela Covid-19. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde diz haver um caso pediátrico que pode enquadrar-se nas descrições vindas de fora. A Organização Mundial de Saúde está a investigar.

A doença de Kawasaki afeta normalmente as veias coronárias, que levam o sangue até ao coração, e as glândulas em crianças com menos de cinco anos. A maior parte dos doentes recuperam e ficam sem sequelas, mas os casos mais graves podem desenvolver problemas cardíacos.

Os primeiros a reportar este quadro clínico foram os espanhóis, britânicos e italianos. Os médicos notaram que as crianças desenvolviam manchas na pele e pressão arterial baixa, além da febre e das dificuldades respiratórias — típicas nos casos de Covid-19, mas também comuns em doentes de Kawasaki.

Um dia depois de ter dito que não havia nenhum caso desta natureza em Portugal, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas confirmou esta quinta-feira a existência de um doente pediátrico “pelo menos parecido com os que têm sido descritos na literatura médica”. No entanto, explicou que ainda “carece de caracterização para ver se é igual às outras reportadas”. Não se sabe contudo onde é que esta criança está a ser acompanhada, nem de que região do país é, nem sequer que idade tem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Maria João Brito, responsável pela Unidade de Infecciologia do Hospital Dona Estefânia, já garantiu que estas são “formas raras da apresentação da doença” e que outras poderão surgir com o passar do tempo, mas não serão graves, disse ela à Agência Lusa.

Segundo a médica, não se sabe a origem da doença de Kawasaki, mas “pensa-se ser desencadeada por um agente infeccioso em que há uma inflamação imensa de todos os órgãos que podem realmente levar a lesar os órgãos“. No entanto, garante que “isto não é nenhum surto, nem é nenhuma coisa ameaçadora”.

No estrangeiro, a situação está a suscitar mais preocupações. A Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos, no Reino Unido, emitiu um alerta dando conta de um aumento do número de crianças com “um estado inflamatório multi-sistémico exigindo cuidados intensivos” possivelmente provocada por “uma síndrome relacionada com a Covid-19” ou mesmo por uma nova doença.

Em Itália, uma carta enviada por Angelo Ravelli, médico no Hospital Gaslini e membro da Sociedade de Pediatras, também confirmou ter encontrado um número crescente de doentes de Kawasaki nas regiões italianas mais afetadas pela Covid-19. Em algumas, a medicação à base de esteroides não resultou e tiveram de ser internadas nos cuidados intensivos.

Em Espanha, a Associação de Pediatria fala de relatos de “choque pediátrico” semelhante à doença de Kawasaki. Num segundo comunicado já tranquilizou a população, dizendo que são “pouco frequentes” e, na verdade, não são de estranhar: “Todas estas manifestações têm um denominador comum — uma inflamação dos vasos sanguíneos. E não é de estranhar que a Covid-19, com capacidade de provocar inflamações, possa provocar isto nas crianças“.

Além disso, prossegue a associação, pode tudo não passar de uma “coincidência temporal”. “O quadro clínico caracteriza-se por febre, vómitos, e inicialmente pode começar apenas com dores abdominais, erupções cutâneas, olhos vermelhos e mal-estar generalizado. Não sabemos a causa, mas pode ser desencadeado por infeções bacterianas e tem um tratamento bem estabelecido”, diz o comunicado.

Certo é que ninguém sabe ao certo ainda o que está a causar os sinais semelhantes à doença de Kawasaki. Algumas dessas crianças testavam positivo para uma infeção pelo novo coronavírus, outras não, mas os testes serológicos confirmavam que haviam contactado com o agente infeccioso.