Um total de 15 crianças, muitas das quais infetadas antes com o novo coronavírus, foram recentemente hospitalizadas em Nova Iorque com uma síndrome que os médicos ainda não compreendem completamente, segundo informaram as autoridades de saúde, citadas pelo The New York Times. Em causa está uma síndrome “misteriosa” que já foi registada em diferentes países afetados pela pandemia – em Portugal, a Direção-Geral da Saúde diz haver um caso pediátrico que pode enquadrar-se nas descrições vindas de fora.

Novo mistério: doença rara parece estar associada a Covid-19 nas crianças. E haverá um caso em Portugal

De acordo com o jornal norte-americano, muitas das crianças, que têm idades compreendidas entre os dois e os 15 anos, apresentam sintomas associados a choque tóxico ou a doença de Kawasaki, uma doença rara dos vasos sanguíneos. Nenhuma das crianças hospitalizadas em Nova Iorque morreu. Ainda não é certo se há mais crianças nos EUA com o mesmo quadro clínico, sendo que Nova Iorque é considerada o epicentro da pandemia no país.

Já antes o Observador explicou que a doença de Kawasaki afeta normalmente as veias coronárias, que levam o sangue até ao coração, e as glândulas em crianças com menos de cinco anos. A maior parte dos doentes recuperam e ficam sem sequelas, mas os casos mais graves podem desenvolver problemas cardíacos. Os primeiros a reportar este quadro clínico foram os espanhóis, britânicos e italianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR