O líder do PSD informou esta sexta-feira, através das redes sociais, que convidou a ex-ministra e eurodeputada Maria da Graça Carvalho para se candidatar à presidência do Instituto Sá Carneiro, depois da demissão de Luís Alves Monteiro.

Na semana passada, o jornal online Observador noticiou as demissões do presidente do Instituto Sá Carneiro, Luís Alves Monteiro, e do vice-presidente Mira Amaral, referindo que as saídas se deveram à falta de “suporte financeiro” para esta organização — vocacionada para a formação de quadros sociais-democratas — prosseguir a sua atividade.

Presidente do Instituto Sá Carneiro demite-se por falta de dinheiro. Em março tinha feito apelo a Rio

Esta sexta-feira, numa publicação na rede social Twitter, Rui Rio dá conta do desafio que fez à eurodeputada do PSD.

“A Professora Graça Carvalho, ex-ministra da Ciência e do Ensino Superior, aceitou o meu convite para se candidatar a presidente do Instituto Sá Carneiro. A sua equipa irá reforçar o papel deste instituto como braço armado do PSD para a formação política”, escreveu Rio.

De acordo com os seus estatutos, o Instituto Sá Carneiro tem como objetivos fundamentais “a defesa e divulgação do ideal democrático e o estudo dos fenómenos culturais, sociais, económicos e políticos, relativos a Portugal e à sua intervenção na comunidade internacional”.

“Em ordem a concretizar estes objetivos, o Instituto organizará grupos especializados de estudo, conferências, seminários, ações de formação e, de um modo geral, tudo o que a tal fim for adequado”, referem os estatutos.

Habitualmente, o Instituto apoia iniciativas de formação política como a Universidade de Verão do PSD, a Universidade do Poder Local e a Universidade Europa, tendo no ano passado apoiado, por exemplo, duas academias de formação das Mulheres Sociais Democratas (estrutura informal do PSD).

Há dois anos, o Instituto realizou uma evocação alargada do fundador do PSD que lhe dá o nome, Francisco Sá Carneiro, cuja morte completará precisamente 40 anos no próximo dia 4 de dezembro.