436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Vichyssoise

Vichyssoise

"Quando há mediocridade, tentam afastar os bons"

O nº2 do Chega que foi exonerado por Ventura há cinco dias acusa o líder de tentar restringir as suas liberdades. Sobre candidatura à liderança, alerta que "ainda" não há oposição interna organizada.
Vichyssoise

"Ouvir Medina é igual a ouvir alguém de direita"

Em entrevista ao Observador, José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, acusa o Governo socialista de nada fazer para enfrentar o ciclo de inflação e adotar um caminho de "empobrecimento" do país.
Vichyssoise

"Com o PS a troika tinha ficado cá mais anos"

O coordenador da moção global de Luís Montenegro diz que prepara ciclo para quatro anos e meio. Acusa o PS de ser o pai da austeridade vinda com a troika. Dá o benefício da dúvida a Fernando Medina.
Vichyssoise

"Montenegro tem mais condições para ser líder"

Em entrevista ao Observador, antigo ministro de Passos Coelho sugere que Luís Montenegro está em melhores condições de suceder a Rui Rio, a quem não poupa críticas. "Foi um péssimo melão", diz.
Orçamento do Estado

Núncio: "O Governo foi preguiçoso a elaborar OE"

O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais diz que o "País merecia um orçamento diferente" e que as Europeias vão ser a "prova de vida do CDS". Espera que Portas seja Presidente da República.
Vichyssoise

"Os liberais cansaram-se de ser bibelôs" 

Em entrevista, líder parlamentar da IL garante que vitórias de Montenegro ou de Moreira da Silva (PSD) e de Melo (CDS) não vão beliscar a força do partido. Saída de Cotrim é cenário prematuro.
Vichyssoise

"Portas é quem tem mais capacidades para Belém"

O antigo ministro do CDS, Pedro Mota Soares, acredita que Melo pode recuperar o CDS. Diz que é cedo para se definir quem é candidato às Europeias. Apoiaria candidatura de Portas a Belém em 2026.
Vichyssoise

Costa retido, menos dois vices e Portas Presidente

Na Vichyssoise desta semana a não eleição dos vice-presidentes da IL e Chega e as tomadas de posse de AR e Governo foram os temas à mesa. O convidado foi o ex-ministro do CDS Pedro Mota Soares
Vichyssoise

"Montenegro? Devo estar no recato"

Numa Vichyssoise especial em que teve pela frente Porfírio Silva, André Coelho Lima, vice do PSD, afastou-se do debate sobre a sucessão, pediu estabilidade para Mota Pinto e criticou Costa e Medina.
Vichyssoise

Costa na Europa em 2024? "Terá margem de manobra"

Numa Vichyssoise especial em que teve pela frente André Coelho Lima, o socialista Porfírio Silva admitiu que António Costa pode ter condições para deixar São Bento e abraçar um cargo europeu em 2024.
Vichyssoise

"É imoral Estado encher bolsos à custa da guerra"

José Manuel Fernandes acredita que Paulo Rangel podia ter evitado a maioria absoluta do PS. Defende um reforço da NATO e diz que UE foi "interesseira" ao ficarem depende da energia russa.
Vichyssoise

"Hoje, Jerónimo e Catarina não seriam eleitos"

Em entrevista, João Soares defende que as posições de PCP e de BE sobre a Ucrânia vão trazer dano reputacional aos dois partidos e antecipa: "PCP e BE fizeram asneiras sucessivas e vão pagar por elas"
Vichyssoise

NATO. "Divergência PS-PCP não foi escamoteada"

Pedro Silva Pereira diz que "não pode ser Putin a ditar quem é que pertence a NATO ou à UE". Na Vichyssoise, faz várias críticas ao PCP e diz que "nada isenta" os comunistas de condenarem invasão.
Vichyssoise

"PCP condena a Rússia", tanto como EUA e NATO

Em entrevista na Vichyssoise, responsável comunista diz desta vez que "condena" atos de Putin, mas insistindo sempre que não "valoriza" mais essa crítica do que a que faz a EUA e NATO.
Vichyssoise

Amnésia, sonho de glória e realidade alternativa

José Matos Correia, senador do PSD, foi o convidado especial de uma Vichyssoise onde se discutiram votos anulados, as aspirações da direita e o estado de negação da esquerda.
Vichyssoise

"Não diria o que Pacheco Amorim disse"

Líder parlamentar do Chega começa por dizer que polémica de declarações sobre raça e cor branca de Pacheco Amorim são fait divers, mas acaba a dizer que não diria as coisas da "dessa maneira".
Vichyssoise

"PSD precisa de pessoas com mais estudos"

José Eduardo Martins, ex-secretário de Estado e uma espécie de enfant terrible do PSD, vê sinais de "esperança" na hecatombe de Rio, mas entende que o partido tem de aprender com o que aconteceu.
Vichyssoise

"É patético Costa evocar Marcelo para a maioria"

Ana Gomes diz que, ao contrário do que Rio tentou passar, Pedro Nuno Santos "não é nenhum papão" e que mostrou que "é sério". Diz que no PS há muita gente que "não pensa pela cabeça do chefe".
Vichyssoise

"Hipótese de Rio ganhar é a mesma de meteorito"

Em entrevista na Vichyssoise, comentador e jurista critica Marcelo, diz que esquerda está ansiosa por se entender com Costa e não acredita nem em maioria absoluta do PS nem em vitória de Rio.
Vichyssoise

Jorge Lacão. "PS não deve fechar porta a ninguém"

Rui Rio anda em "ziguezague" mas é um interlocutor que pode permitir que PS e PSD se voltem a entender, diz Jorge Lacão em entrevista, na despedida de um Parlamento que deixa com algumas frustrações.
Vichyssoise

"A seguir às eleições, PSD vai falar com o Chega"

Em entrevista ao Observador, vice-presidente do Chega garante que o partido não se deixa "manietar" pelo PSD e é a única alternativa a um bloco central.
Vichyssoise

Ribau: "É mais fácil PS viabilizar Governo de Rio"

O antigo secretário-geral do PSD defende que, caso nem PSD nem PS consigam maioria sozinhos, devem viabilizar o Governo minoritário do adversário ou mesmo coligarem-se num Governo.
Vichyssoise

Pedro Soares: "Bloco deu prenda a António Costa"

Em entrevista na Vichyssoise, ex-deputado e crítico da liderança diz que o partido passou seis anos a "alimentar ideia" de que o seu programa era fazer acordos com PS. E quer "ilações" de perdas.
Vichyssoise

"PCP não pode pôr o PS no poder acima de tudo"

Em entrevista, Miguel Tiago, ex-deputado do PCP, defende que o partido não está condenado a escolher entre entregar o poder à direita ou salvar o PS. "Não é justo, nem é isso que os eleitores querem"
Vichyssoise

"Sem Costa, PS terá um período longo de oposição"

Ascenso Simões, deputado do PS, entende que o PS deve pedir maioria absoluta nas próximas eleições legislativas. No ciclo pós-Costa, só há verdadeiramente um nome que considera: Pedro Nuno Santos.
Noticiário

14h. "Eleições são referendo a Costa"

Nesta edição, a entrevista do deputado socialista Ascenso Simões, no programa Vichyssoise, em que defende que o PS deve pedir uma maioria absoluta. E ainda, a visão de João Leão sobre os dados do INE
Vichyssoise

"Tem de ser claro que quem manda no CDS é o líder"

A poucos dias de tomar posse como vice-presidente em Lisboa, Anacoreta Correia olha para a crise política como uma manobra orquestrada pelo próprio governo e diz que o tempo de Costa "está a terminar"
Vichyssoise

"É preferível duodécimos do que OE indesejado"

Fernando Rocha Andrade é um pessimista, mas acredita na aprovação do OE. O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais vê um Governo "desgastado", mas não descarta a continuidade de Costa após 2023.
Vichyssoise

Ana Rita Bessa: "O CDS está a apoucar-se" 

De saída do Parlamento, Ana Rita Bessa não esconde o desencanto com o rumo escolhido pela direção do CDS e lamenta a falta de ambição de Rodrigues dos Santos. "Não estamos condenados a ser um sidecar"
Vichyssoise

"Comigo candidato a CDU tinha ganho o Barreiro"

Liderou o Barreiro, pelo PCP, 12 anos e regressa agora como candidato, depois de uma pausa obrigada pela limitação de mandatos. Carlos Humberto diz que resultado nacional vai influenciar Orçamento.
Vichyssoise

Temido? "Posso ter avaliação mas não verbalizo"

Na véspera do congresso do PS, a cabeça de lista pelo Algarve acredita que Costa fica até agenda para a década estar cumprida. Sobre a saída do Governo, mantém surpresa: Temido não deu justificações.
Vichyssoise

Carlos Silva: "Costa é um homem muito obstinado"

Em entrevista à Vichyssoise, o secretário-geral da UGT admite que a sua relação com Costa pode ter prejudicado a central sindical e diz que PCP e BE "detestam" a UGT. Já CGTP quer "brilho mediático".
Vichyssoise

"Pode parecer estranho, mas eu gosto de Rui Rio"

Presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD classifica de "disparate" pedido de demissão que o líder parlamentar do partido lhe dirigiu. Distancia-se de Rio e prefere Rangel a Moedas.
Vichyssoise

Melo: "Vou apresentar moção ao Congresso do CDS"

Em entrevista à Vichyssoise, Nuno Melo anuncia que vai apresentar moção ao Congresso, diz que decisão de ser candidato não depende das autárquicas e desconfia que direção quer antecipar congresso.
Vichyssoise

"O PS tem dado muitas facadinhas na democracia"

A eurodeputada e líder da Juventude Popular Europeia considera a interferência do PS na Justiça "preocupante". Sobre o futuro do PSD, Lídia Pereira reserva qualquer discussão para o pós-autárquicas.
Vichyssoise

"António Costa evita fazer remodelações"

O deputado do PS Marcos Perestrello diz que o PS deve negociar com PCP e BE o OE, mas também procurar compromissos com o PSD, como aconteceu na lei das FA. Defende Cabrita no caso do acidente na A6
Vichyssoise

"Quem é que afinal é mole na discussão com o PS?"

Em entrevista na Vichyssoise, deputado do PCP diz que o Bloco foi pouco exigente na negociação do Orçamento Suplementar. E aguarda propostas do Governo para 2022 para decidir se volta a apoiar Costa.
Vichyssoise

PS. Adrião compara liderança de Costa e Sócrates

Daniel Adrião é candidato à liderança do PS e o nome mais conhecido da oposição de António Costa. Em entrevista no programa Vichyssoise, comparou o líder socialista a José Sócrates.
Vichyssoise

"PS hegemónico condiciona a realidade"

Na Vichyssoise, vice do CDS atribui más sondagens ao poder do PS e duvida da tendência de "claustrofobia e atrofia" da direita. Líder não tem "pressa" de se sentar no Parlamento para ganhar palco.
Vichyssoise

André Silva sai por "incompatibilidade na direção"

Ex-deputada do PAN recusa ideia de regressar sem que anteriores companheiras de bancada saiam do partido e diz que André Silva sai por "incompatibilidades com pessoas da direção".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.